Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Há uma forma de achar o exercício físico mais fácil: Pensar na saúde

Quem disse que o efeito placebo não resulta também no exercício físico? A diferença aqui é que o placebo faz - efetivamente - bem à saúde.

Há uma forma de achar o exercício físico mais fácil: Pensar na saúde
Notícias ao Minuto

07:20 - 23/07/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Estudo

O exercício físico não é propriamente fácil, um facto que desmotiva ainda muitas pessoas na hora de treinar. No entanto, um exercício regular não deve ser visto apenas como uma forma de perder peso, uma vez que auxilia no fortalecimento do sistema imunitário, na diminuição da pressão sanguínea e no fortalecimento dos ossos.

De acordo com um estudo da Universidade de Freiburg, publicada pela PLOS ONE, a simples concentração nestes benefícios pode tornar o exercício mais fácil.

A investigação, liderada por um especialista em ciência desportiva da mesma universidade, recebeu inspiração do estudo que diz que as pessoas se comprometem com exercícios de que gostam. E os exercícios que as pessoas mais gostam são aqueles que não são encarados como sendo demasiado difíceis.

A equipa tentou, então, explorar fatores que possam mudar as perceções do esforço que alguns exercícios envolvem.

Recorrendo a um universo de 78 voluntários, os investigadores dividiram-nos em quatro grupos e todos foram informados que iam correr numa bicicleta estática durante 30 minutos. Ao primeiro grupo foi dito que o exercício iria ser benéfico para a saúde e ao segundo grupo foi dito que não iria ajudar assim tanto a saúde. O terceiro grupo recebeu uma camisola de compressão que iria – alegadamente – ajudar nos benefícios para a saúde e o quarto grupo, que recebeu também a camisola, foi informado que este era só para fins comparativos.

Durante a meia hora de exercícios, todos os grupos foram acompanhados para perceber o esforço que iam fazendo e o quão difícil ia sendo o exercício.

Os voluntários do primeiro grupo, conforme era esperado pelos investigadores, foram os que acharam o exercício mais fácil, uma vez que esperavam benefícios, ao contrário dos outros grupos. Entre o terceiro e quarto grupos, foram aqueles que esperavam mais benefícios (o terceiro) que acharam o exercício mais fácil.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório