Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

As 20 perguntas que deve fazer ao seu dermatologista

A cirurgiã plástica Sídia Holanda dá dicas para ter uma experiência muito melhor da próxima vez que for ao dermatologista.

As 20 perguntas que deve fazer ao seu dermatologista
Notícias ao Minuto

22:34 - 21/07/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Carreira

Não sabe o que perguntar quando vai ao médico? Saiba que é muito comum – principalmente quando o assunto é a pele. No momento da consulta, por medo ou vergonha, a maioria dos pacientes não faz as perguntas necessárias e acaba por sair do consultório com mais dúvidas do que as que tinha quando entrou, ou sem perceber o que lhe foi sugerido pelo profissional, o que afeta negativamente o resultado final da consulta.

A cirurgiã plástica Sídia Holanda listou algumas perguntas importantes: “Primeira pergunta importante, quais os cuidados necessários para a minha idade? Depois, o que é possível ser feito e o que é que eu deveria ter feito?"

Claro que, os cuidados com a pele devem começar desde criança, de preferência a partir dos 6 meses, evitando a exposição excessiva ao sol e utilizando proteção solar todos os dias. "Mas, vamos considerar que é um adulto/adolescente a consultar o dermatologista”, explica.

Outro ponto que merece ser sempre trazido à conversa com o médico, segundo a cirurgiã plástica é a quantidade de água ingerida durante o dia e a hidratação correta. Já que há muitas informações controversas sobre o assunto e a pele pode ser um bom indicativo da ausência ou não de hidratação. De todo modo, a especialista adverte que o consumo diário de água deve rondar os dois litros, já que a água é um dos principais componentes do nosso organismo e impede que a nossa pele fique desidratada e demasiado seca.

A Dra. Sídia também destaca as perguntas que o paciente deve fazer quando o médico especialista lhe recomenda algum procedimento: quanto custa, quanto tempo dura o efeito, quando é que é possível ver as mudanças, se provoca dor, qual é o resultado noutros pacientes com a mesma indicação, se o profissional é mesmo médico e com formação adequada na área para realizar o procedimento, qual é o tempo de recuperação, qual é a marca dos medicamentos/dermocosméticos que serão utilizados, verificar se estão devidamente lacrados e se o produto a ser utilizado condiz com a indicação, se terá de utilizar descartáveis, quais as diferenças entre as marcas disponíveis e por que é que ele optou por usar as que lhe apresentou, data de validade, quais são as tecnologias utilizadas, quais os riscos, quais os efeitos adversos previstos e, por fim, quais as alternativas à prescrição.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório