Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Uma dúzia de técnicas para cuidar da saúde num minuto

A falta de tempo é a desculpa mais comum quando nos perguntam porque é que não cuidamos mais de nós mesmos. Mas sabia que alguns 'mimos' demoram apenas um minuto?

Uma dúzia de técnicas para cuidar da saúde num minuto
Notícias ao Minuto

23:30 - 14/07/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Cuidados

Um minuto de cuidados por dia e não sabe a saúde que ganharia. Sim, tirar um minuto por dia para si é o suficiente para melhorar consideravelmente a qualidade de vida... e não faltam formas de o fazer.

A ideia é defendida na revista Health, que, com a ajuda do professor de Medicina Serry Pagoto, listou tudo aquilo que é possível concretizar nuns breves 60 segundos e que, na verdade, fazem toda a diferença na saúde a longo prazo, melhorando não só a qualidade de vida como também a sensação de bem-estar.

"Existem tantas coisas que podemos fazer pela nossa saúde agora mesmo e que nos dão um retorno rápido e com pouco tempo investido", diz o docente da Escola de Medicina da Universidade de Massachusetts.

E como estamos no verão, nada como começar pelo protetor solar... nas orelhas. Como lhe contámos aqui, as orelhas são uma das partes do corpo mais esquecidas na hora de aplicar o filtro solar, um esquecimento que aumenta o risco de cancro de forma considerável.

Num minuto (ou em menos tempo) é também possível melhorar o smoothie, o sumo ou as papas de aveia que protagonizam o pequeno-almoço todos os dias. Como? Adicionando açafrão-das-índas, um dos melhores anti-inflamatórios naturais. E se um minuto basta para ter uma refeição mais saudável, um minuto é também o tempo suficiente para sair de casa e correr.

Usar fio dentário depois de escovar os dentes, dizer 'não' àquele doce que nos estão a oferecer e fazer uma prancha em qualquer lugar são outras atitudes de resolução rápida e que, a longo prazo, fazem toda a diferença. E por falar em treinos, um minuto é o suficiente para descarregar uma aplicação de exercício ou para procurar um treino online.

Ao acordar, antes de dormir ou depois de uma corrida, os alongamentos são sempre bem-vindos e um minuto a 'esticar' o corpo ajuda a aliviar as dores e a melhorar a recuperação muscular. Mas, se os alongamentos são importantes, estar sentado corretamente e respirar fundo também. O ato isolado de respirar fundo e corretamente por um minuto é também válido.

De acordo com o médico Michael S. Langan, há um outro hábito mais ou menos diário, que requer apenas 60 segundos do tempo e que pode ajudar a prevenir males maiores: olhar para o xixi e para o cocó. Avaliar a cor da urina e a textura e cor das fezes pode facilitar o diagnóstico mais precoce de alguns problemas de saúde.

Por muita que seja a preguiça, são apenas necessários 60 segundos ou menos para ir ao armário e tirar uma toalha de banho lavada, um gesto que parece inútil, mas que consegue prevenir a propagação de bactérias, diz a publicação.

Se ficou inspirado para cuidar mais da saúde, perca um minuto a ver alguns dos melhores alimentos para controlar o apetite de forma saudável.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório