Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Cinco passos fundamentais para controlar a oleosidade da pele

Embora o óleo e a gordura sejam protetores importantes que ajudam a prevenir rugas, as pessoas com pele oleosa sofrem com o excesso de brilho e uma maior propensão à acne

Cinco passos fundamentais para controlar a oleosidade da pele
Notícias ao Minuto

14:04 - 14/07/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Beleza

A pele oleosa tem como principais características os poros dilatados, o brilho excessivo, o aspecto congestionado e a tendência à acne.

"Normalmente apresenta um brilho contínuo e persistente, chega a atingir o couro cabeludo e pode deixar o cabelo oleosos. As glândulas, normalmente, produzem gordura (de má qualidade) com muita facilidade, principalmente quando o paciente está a viver uma situação de maior stress, uma mudança brusca de temperatura, ou quando a alimentação está extremamente inadequada com ingestão de altos índices de gordura saturada e alimentos de maior índice glicémico", explica a dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

Embora seja uma pele que dificilmente apresenta rugas precoces, segundo a dermatologista, o paciente sofre muito com as suas características e está sempre com vontade de lavar o rosto — o que pode piorar a situação.

"Mas é possível controlar a oleosidade e o brilho do rosto de forma simples, com uso de ingredientes dermocosméticos adequados", explica Silvana Masiero, farmacêutica e diretora de desenvolvimento da Under Skin. Em cinco passos, as especialistas ensinam a controlar a oleosidade:

Lavar — "A ordem de uso dos cosméticos precisa ser seguida e o primeiro passo é usar um sabonete que ajude a controlar a oleosidade".

Esfoliar — "Utilizar, entre duas a três vezes por semana, um esfoliante, de preferência com ativos naturais, como a casca do arroz, para promover a renovação epitelial e remover as proteínas mortas e o sebo presentes no orifício dos poros", explica a dermatologista. "O ideal é usar logo após o sabonete, aplicar na pele molhada, massajar com movimentos circulares, deixar atuar por dois a três minutos e enxaguar", completa.

Tonificar — A loção tónica adstringente é importante e deve ter uma ação seborreguladora, atuando na enzima 5-alfa redutase, que estimula a hiperprodução de oleosidade, explica Silvana. "Pode conter álcool, mas em pouca concentração, e deve ser evitada na área dos olhos. A dosagem do álcool não pode ultrapassar os 5% da formulação para não ser irritativo e não deixar a pele seca demais ao retirar toda a gordura", completa a dermatologista.

Hidratar — O segredo da hidratação da pele oleosa é escolher produtos que não pesem e sejam de absorção instantânea, em veículos como os séruns. "Esse sérum pode ser em veículo aquoso ou à base de ácido hialurónico, e deve ser aplicado no rosto e pescoço, para promover hidratação e revitalização. Isso ajuda a manter a molécula de água na pele, evitando tanto a produção de gordura como a pele desidratada", destaca.

Proteger — "Deve-se utilizar proteção solar pela manhã em texturas matificantes, secas ou fluidas ou oil free com FPS sempre acima de 30. Reaplicar sempre o produto após duas horas em exposição direta ao sol e após quatro horas em ambientes fechados", orienta a dermatologista. "No caso de peles com acne, é fundamental procurar um dermatologista para associar aos cuidados básicos o tratamento adequado", conclui.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório