Pastel de nata, "um pudim envolto em mistério", diz o Independent

O jornal britânico foi tentar desvendar alguns segredos sobre esta especialidade da doçaria portuguesa.

Notícia

© iStock

Vânia Marinho
14/07/2017 10:00 ‧ 14/07/2017 por Vânia Marinho

Lifestyle

Lazer

Feito a partir da sobreposição de de folhas de massa folhada e um recheio de creme, “seria perdoado por pensar que o pastel de nata, ou a torta de creme portuguesa, é uma sobremesa bastante básica. Na realidade, é um pudim envolto em mistério”, começa por destacar o Independent.

 

Tradicionalmente, a “aparentemente humilde torta de creme portuguesa” é feita com leite, ovos, açúcar, canela e baunilha, mantidos juntos base de massa folhada. Mas, além desta fórmula básica, os meandros da confeção desta especialidade da doçaria portuguesa são mantidos em segredo pelos melhores cozinheiros do pastel de nata.

O jornal britânico partilha com os seus leitores que as origens do pastel de nata datam ao século XIX e que segundo reza a lenda foi um monge que vendeu a receita à pastelaria em Belém, Pastéis de Belém.

Rebecca Seal, autora do livro ‘Lisbon: Recipes from the Hearth of Portugal’ diz que na época alta a pastelaria faz mais de 50 mil pastéis por dia. Aqui os métodos e a receita são mantidos em segredo, sendo só partilhados pela família e três pessoas que os fazem.

Bruno Costa, fundador da loja I love Nata, em Londres, disse ao Independent que esta sobremesa é “uma forma de vida”. Revela que o segredo está nos ingredientes portugueses, no amor e na atenção ao detalhe.

Pode ler o artigo original aqui.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas