Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Com que frequência se pode fazer treinos HIIT?

Os treinos intervalados de alta intensidade (HIIT) estão muito na moda, mas é preciso ter cuidado para não exagerar.

Com que frequência se pode fazer treinos HIIT?
Notícias ao Minuto

13:40 - 13/07/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Exercício

O HIIT ou treino intervalo de alta intensidade (High Intensity Interval Training) não foi feito com o objeto de ser realizado diariamente. Se está a tentar fazê-lo o máximo de vezes por semana possível, saiba que está a ir pelo mau caminho.

Joey Thurman, treinador pessoal certificado e autor do livro ‘365 Health and Fitness Hacks That Could Save Your Life’ explicou ao site Greatist que a ideia do HIIT “é aumentar os batimentos cardíacos por um breve período de tempo, seguido de descanso por um determinado período de tempo”. Pode fazer o seu treino destas formas: sprint de 30 segundos e 30 segundos de descanso, sprint de 30 segundos e um minuto de descanso, sprint de 30 segundos e de descanso de 1,5 minutos e por aí em diante. A chave, destaca, é dar o seu máximo nos sprints.

Muitos estudos têm comprovado que este método de treino traz bastantes benefícios – seja para manter a forma, seja para a saúde cardiovascular -, no entanto, o HIIT não é para fazer todos os dias nem dia sim, dia não. Fazê-lo poderá pô-lo em risco de lesões, porque a ideia do treino é mesmo levar o corpo ao limite, mas depois convém deixá-lo descansar e recuperar.

Antes de mais cada sessão deste tipo de treino não deve durar mais de sete a 10 minutos e o HIIT não deve ser feito mais do que duas a três vezes por semana, como destaca o especialista.

Se o seu objetivo é treinar quatro vezes por semana, então o ideal é fazer duas sessões de HIIT e duas de treinos de resistência, tentando sempre trabalhar zonas diferentes do corpo de uma sessão para a outra e tentando deixar um dia para descanso, de yoga ou um passeio de bicicleta entre sessões para conseguir otimizar os seus resultados.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório