Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Bolos sem ovos. Eis os substitutos vegan mais certeiros

Ainda não somos capazes de lhe revelar a fórmula mágica para fazer omeletes sem ovos, mas podemos dizer como substituir esta proteína animal por versões vegetais e igualmente saudáveis.

Bolos sem ovos. Eis os substitutos vegan mais certeiros
Notícias ao Minuto

21:02 - 15/07/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

Excluir alimentos de origem animal tem sido uma constante um pouco por todo o mundo. A aposta em refeições vegetarianas tem conseguido cada vez mais espaço na culinária mundial e também nos livros especializados em gastronomia e nutrição, que revelam como é possível fazer uma refeição 100% vegetal sem colocar em causa a ingestão de nutrientes fundamentais para a saúde.

A carne e o peixe podem facilmente ser trocados por tofu, seitan ou tempeh, enquanto os hambúrgueres tradicionais podem dar espaço a versões confecionadas com leguminosas e a bolonhesa italiana pode servir-se à base de soja triturada. Mas, como é que se substituem os ovos na confeção de um bolo, por exemplo?

Embora ainda não exista uma fórmula mágica (ou vegan) para fazer omeletas sem ovos, são quatro os possíveis substitutos desta proteína animal na confeção de massas, seja para bolos, pães, tartes ou bolachas, diz o site Pure Wow.

Comecemos, então, pelos 'ovos' de linhaça, o substituto mais usado na preparação de refeições vegan por ser isento de sabor e rico em fibra. Para estes 'ovos' basta juntar uma colher de sopa de sementes de linhaça moídas (como as que vendem no supermercado) com três colheres de sopa de água, mexendo o preparado até ficar homogéneo. Esta medida equivale a um ovo médio e deve repousar durante cinco minutos até ser adicionada na receita.

Para quem pretende dar a consistência de um ovo e ao mesmo tempo adicionar alguma doçura à massa, nada como apostar no 'ovo' de banana esmagada. Para o efeito de um ovo médio deve-se usar um quarto de chávena de banana esmagada.

Um outro substituto, diz o Pure Wow, é o 'ovo' de puré de maçã, uma opção mais pensada para receitas doces, pois o sabor tende a ser mais intenso do que o da banana. Para fazer as vezes a um ovo médio, o recomendado é usar também um quarto de chávena de puré de maçã, preferencialmente caseiro e sem adição de qualquer tipo de açúcar ou gordura.

Quando o objetivo é usar apenas a clara do ovo, então o mais recomendado é recorrer à aquafaba. Trata-se de uma versão da clara do ovo feita à base no líquido da leguminosa (seja aquele que vem na lata/frasco ou o que resta da cozedura na panela de pressão).

O mais comum é bater 'em castelo' o líquido do grão-de-bico (que se quer ligeiramente espesso, podendo ser preciso ferver novamente depois da leguminosa cozer), mas é possível usar também o líquido de qualquer tipo de feijão.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório