Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Quer saber tudo sobre a cosmética que usa? Este site dá-lhe uma ajuda

Conhecer a cosmética que se compra vai ser mais fácil e tudo graças a uma iniciativa da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto.

Quer saber tudo sobre a cosmética que usa? Este site dá-lhe uma ajuda
Notícias ao Minuto

12:20 - 04/07/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Portal

A Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto lançou aquele que é o site que promete desfazer todas e quaisquer dúvidas sobre os produtos de cosmética comprados em Portugal.

Embora não olhe para os produtos um a um, o Portal Info Cosméticos disponibiliza informações esclarecedoras sobre a fiscalização feita a este tipo de produtos e sobre a importância de respeitar as informações e recomendações presentes no rótulo dos produtos.

"O Portal info Cosméticos tem assim como missão: Promover a literacia em saúde, no que diz respeito a ingredientes e produtos cosméticos; Capacitar os consumidores para tomarem decisões adequadas à sua saúde relacionadas com o uso de produtos cosméticos; Dotar os profissionais com responsabilidade no aconselhamento de produtos cosméticos de conhecimentos atuais e suportados na evidência científica", lê-se no site.

Um dos primeiros aspetos a saltar à vista neste novo site é a garantia de que o local onde se compram os produtos de cosmética em Portugal em nada é relevante para a segurança dos mesmos e isto porque toda a cosmética comercializada é legislada e supervisionada pelo Infarmed, que assegura se se trata de um produto seguro para a saúde.

Quanto aos ingredientes usados na cosmética comercializada por cá, para já a única informação presente no site diz respeito aos parabenos, um conservante que causa bastante dúvidas quanto ao efeito potencialmente nocivo para a saúde.

Tal como explicam os especialistas responsáveis pelo Portal Info Cosméticos, "até à presente data, não existe evidência científica que comprove que os parabenos legalmente permitidos na composição de cosméticos possam constituir um risco para a saúde. Além de se encontrarem obrigatoriamente em concentrações inferiores a 0,8%, estes ingredientes têm uma absorção limitada quando aplicados à superfície da pele, sendo rapidamente metabolizados e eliminados pelo organismo".

Para facilitar a compreensão do rótulo, o portal revela os nomes dos parabenos que são permitidos na Europa, como é o caso do metilparabeno, do etilparabeno, do propilparabeno e do butilparabeno.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório