Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 24º

Da tela para a pele. Como Dany Sanz faz da maquilhagem uma arte

O Lifestyle ao Minuto esteve à conversa com Dany Sanz, make up artist francesa e criadora da marca Make Up For Ever.

Da tela para a pele. Como Dany Sanz faz da maquilhagem uma arte
Notícias ao Minuto

08:10 - 04/07/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Entrevista

Levar a arte da tela para a pele não estava nos planos, mas o destino (ou melhor, a criatividade) assim o quis. Foi no palco de um teatro francês que Dany Sanz percebeu que tudo aquilo que tinha aprendido na Ecole des Beaux-arts, em Paris, poderia facilmente ser aplicado naquele que é o maior órgão do corpo humano. Mas não só: poderia ser uma nova forma de se expressar.

Foi nesta nova aventura pela "arte do movimento" que a make up artist francesa se deixou render pelo mundo da maquilhagem e deu vida a uma das marcas mais artísticas e criativas do mundo da beleza. E assim nasceu a Make Up For Ever.

Dany Sanz, criadora e atual diretora criativa da marca, esteve esta segunda-feira em Lisboa e revelou ao Lifestyle ao Minuto que a sua paixão pela arte da maquilhagem surgiu de uma forma natural e espontânea, tal como qualquer outra forma de arte se quer.

Nunca decidi ser uma make up artist. Um dia descobri que era possível fazer na pele tudo o que tinha aprendido nas artes. Fazia aquilo como uma pintura, dava emoção. Podia fazer tudo o que tinha aprendido e que gostava no ser humano, onde há movimento, porque quando pintamos uma escultura não há movimento. Fazer isto na pele é um novo estilo, uma nova forma de expressão e foi por isso que me tornei numa make up artist, para ser capaz de criar diferentes formas de pintura e de me expressar

Para a artista francesa, o corpo humano não é apenas uma nova tela, é toda uma inspiração. “São as pessoas que me inspiram”, conta-nos. “Todos os dias as pessoas inspiram-me, porque sou curiosa, gosto de estar rodeada, gosto de ter vida à minha volta".

Das "pinturas em movimento", como gosta de as chamar, à criação de uma escola e de uma marca com um conceito muito próprio de maquilhagem não foram necessários grandes passos, bastou dar asas à imaginação, adicionar uma pitada de talento e, com isso, cativar uma legião de seguidores. E num 'abrir e fechar de olhos' Dany torna-se num ícone na indústria da maquilhagem e numa das mais conhecidas professoras da área.

“Decidi criar uma marca para facilitar a vida e para formar make up artists abri uma escola com muitos estudantes que procuram melhorar aquilo que estão a fazer”, disse-nos durante o Open Day organizado pela Sephora em Lisboa, onde foram apresentados alguns dos mais recentes produtos da Make Up For Ever que estão à venda em Portugal e que contam com a colaboração da cantora Jessie J, considerada um dos 'camaleões' do mundo da música e a também da maquilhagem.

O segredo está em misturar a arte com o razoável, gosto de usar a arte mas de uma forma razoável para poder ver resultados. Para mim a arte tem de ter emoções, mas deve ser prática, deve tornar a pessoa bonita, mais talentosa, melhor.

Maquilhagem para todos

Corria o ano de 1984 quando a Make Up For Ever passou a ser uma realidade. À conversa com o Lifestyle ao Minuto, Dany confessa que o objetivo inicial era aumentar a oferta de produtos e de tonalidades, mas agora o propósito da marca é outro: dar liberdade a tudo e todos para se maquilharem.

Dany Sanz olha para a maquilhagem como uma arte, mas também como um escudo protetor, como um estímulo de confiança e um trampolim para cada pessoa ficar bem consigo mesma. Ao Lifestyle ao Minuto, a atual diretora criativa da Make Up For Ever revela que quando pensa em "criar produtos" que procura "que sejam úteis, que melhorem aquilo que a pessoa está a fazer, seja uma artista ou apenas uma mulher”.

Contudo, a maquilhagem está longe de ser uma questão exclusivamente feminina. Quando questionada sobre o poder desta arte no sexo masculino, a especialista não hesita em dizer que a maquilhagem pode ser uma “arma” para homens, até porque, mesmo existindo “alguns riscos, eles já começam a usar mais maquilhagem” no dia a dia.

“Quando eu decidi ser uma make up artist, trabalhava na área do teatro, do cinema e da televisão e aí fazíamos maquilhagem nos homens para que pudessem estar bem nos seus trabalhos”, frisou, destacando que, nos dias que correm, a maquilhagem para os homens não tem apenas um cariz profissional, é já uma rotina bem comum.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório