Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Três factos sobre a corrida e que nada têm a ver com a perda de peso

Correr é uma das atividades físicas que mais benefícios traz para a saúde.

Três factos sobre a corrida e que nada têm a ver com a perda de peso
Notícias ao Minuto

10:35 - 03/07/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Exercício

Correr para combater o sedentarismo, correr para abraçar novos hábitos, correr para dormir melhor, correr para perder peso, correr para ganhar uns quantos anos de vida. Correr para ter mais saúde.

São muitos os motivos para uma pessoa se dedicar ao running, mas existem três que possivelmente não conhece e que podem, na verdade, fazer toda a diferença.

Como conta a revista Time, e ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, a corrida pode atuar como um escudo contra as lesões, prevenindo o seu aparecimento pois os marcadores pró-inflamatórios tendem a expressar-se de uma forma menos expressiva. Um estudo publicado no final do ano passado diz mesmo que a corrida é mais benéfica para os joelhos do que prejudicial.

Contudo, no caso das mulheres, a corrida pode não ser o exercício mais indicado. Conta a Time que as mulheres são mais propensas a lesões do que os homens e tal deve-se à forma como correm (as mulheres tendem a fazer mais pressão na zona do calcanhar) e à estrutura do corpo feminino, em que anca e joelhos estão alinhados de uma forma distinta do corpo masculino.

Um outro facto sobre a corrida e que pode ajudar a captar a atenção dos mais distraídos diz respeito à inexistência de um limite de idade. Embora as pessoas mais velhas devam evitar exercícios que exijam um grande esforço muscular, respiratório e cardíaco, os corredores mais velhos tendem a ter os níveis de tensão arterial mais baixos quando comparados com os idosos mais sedentários.

Além disso, destaca a Time, as pessoas com mais de 40 anos que continuam a fazer da corrida uma rotina tendem a ter menos peso e um melhor batimento cardíaco, contudo, este tipo de atividade deve ser do conhecimento do médico e, se possível, avaliado por um especialista.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório