Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Cinco alimentos que os vegetarianos devem comer para evitar anemia

Embora o acompanhamento médico seja indispensável, a alimentação correta pode acelerar a melhoria de quem sofre de anemia ou quer preveni-la.

Cinco alimentos que os vegetarianos devem comer para evitar anemia
Notícias ao Minuto

19:47 - 02/07/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Alimentação

Na busca por uma vida mais saudável, muitas pessoas optam por mudar o regime alimentar e tornar-se vegetarianas. Entre os mais novos, surgem dúvidas neste regime alimentar no que toca ao risco da anemia, condição provocada pela deficiência de alguns nutrientes, como é o caso do ferro, encontrado nos produtos de origem animal.

Cyntia Maureen, nutricionista e consultora da Superbom, empresa da área alimentar, enumera opções mais saudáveis e com maior eficácia no combate à anemia. Até porque, segundo explica, “o consumo da carne pode trazer diversos malefícios, como o risco de incidência de doenças cardiovasculares e desenvolvimento de cancro”.

Pão integral: Extremamente rico em fibras, o pão integral ajuda no combate à anemia pela alta concentração de ferro. “Uma fatia contém quase 1mg de ferro, o que corresponde a cerca de 6% da dose diária recomendada. Também são recomendados outros produtos de grão integral, como massa, cereais e arroz”, destaca a nutricionista.

Sumo de uva: Por ser rico em ferro, é fundamental o seu consumo diário, sempre associado a uma fonte de vitamina C (limão, laranja, abacaxi). Atua principalmente na produção de glóbulos vermelhos no sangue e no transporte do oxigénio para todas as células do corpo, recuperando e prevenindo quadros anémicos.

Espinafres: Pelo facto de ser rico em ferro e ácido fólico, o espinafre é importante para a produção e manutenção das células sanguíneas. “Couve, agrião e brócolos, que também carregam grande quantidade deste nutriente, são outras boas opções”, exemplifica.

Mel: Fonte essencial de ferro e magnésio, o mel contribui para otimizar a síntese de hemoglobina. “É, portanto, fundamental no tratamento da anemia. Procure inseri-lo em salada de fruta e cereais para potencializar os benefícios do alimento”.

Sumo de tomate: Além de conter diversos nutrientes benéficos para o organismo, o tomate é rico em vitamina C e A. “O ácido ascórbico, que se encontra no tomate e em citrinos, melhora a absorção de ferro. Por isso, é recomendável beber um copo de sumo de tomate todos os dias e evitar bebidas gaseificadas, já que estas têm o efeito contrario”, aconselha a consultora da Superbom.

Romã: Cyntia Maureen destaca, por último, a romã como uma fruta rica em vitaminas, ferro, fibras e potássio. “Graças a estas propriedades, é muito eficaz a estimular um fluxo sanguíneo saudável, e, consequentemente, tratar a anemia”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório