Os churrascos são muito típicos do verão e bastante apreciados pelos portugueses. O problema é que muitas vezes também são sinónimo de comida pouco saudável e exageros.
Para provar que é possível ter um churrasco delicioso e cheio de opções saudáveis para toda a família o Lifestyle ao Minuto falou com Carla Rodrigues Ferreira, especialista em nutrição familiar e diretora clínica da clínica Makai.
Antes de mais “para um churrasco ser mais saudável, nunca devia ser feito em carvão, porque acaba por ter mais substâncias tóxicas”.
Em relação às escolhas para comer e beber, para conseguir um churrasco saudável e à prova de exageros, a especialista em nutrição destaca que se deve ter uma oferta variada de saladas – por exemplo, tomate e pepino com azeitonas, alface com cebola, espinafres com laranja e nozes, etc.
Na grelha, é importante destacar que “tanto se grelha uma carne com mais gordura como uma carne mais magra. Podemos pôr por exemplo uns bifes de frango a grelhar” e tê-los para oferecer às crianças e aos adultos que queiram uma refeição mais saudável.
Também não se deve ter refrigerantes na mesa. É preferível optar por uma água aromatizada que toda a gente vai gostar, ou uma limonada, por exemplo.
Para sobremesa, opte por oferecer uma boa salada de fruta – de preferência sem fruta enlatada – ou uma gelatina com fruta lá dentro, “que acaba por ser uma sobremesa diferente e menos má”.