E pelo quinto ano consecutivo, Portugal rende-se ao gin. Esta bebida que tanto tem estado na moda ganhou direito a um dia só seu (o primeiro sábado de cada verão), data que é celebrada com um evento que une vários bares e restaurantes em Portugal.
O Dia Nacional do Gin Tónico celebra-se amanhã e a Gin Lovers no Príncipe Real faz as 'honras da casa' com um evento que vai incluir provas grátis da bebida (entre as 16h00 e as 19h00) e que, depois, dá um salto até ao restaurante Less, onde o chef Miguel Castro e Silva se deixa inspirar pela bebida para a criação de um menu especial, que tem um custo de 35 euros se for feita uma reserva prévia e de 45 euros caso não haja reserva. O menu estará disponível até dia 26.
"O Dia Nacional do Gin Tónico foi criado em 2013 pela Gin Lovers e já vai na sua 5ª edição. Cada ano que passa é maior a adesão e a popularidade. A celebração começa nos bares e acaba nas casas das pessoas. Em 2016, mais de cem bares de norte a sul do país participaram neste evento. Desde 2014, são vários os restaurantes e até chefs estrelas Michelin que se juntam à festa, criando cartas, pratos ou pairings com Gin", lê-se no site da GinLovers.
E como festa que é festa pede música, o dia de amanhã ficará ainda marcado com um final de noite animado em que à música na capital se juntam "vários Gins em promoção e com ofertas de copos das marcas parceiras entre outros brindes", lê-se num comunicado enviado às redações.
Embora Lisboa seja o palco principal do Dia Nacional do Gin Tónico - que tem direito à hashtag #dngt2017 -, a data é ainda celebrada um pouco por todo país, com bares e restaurantes a fazerem desta bebida a protagonista do dia.