Procurar

Ter má memória para coisas banais pode indicar mais inteligência

Esquece-se de detalhes irrelevantes? Isso pode não ser assim tão mau, pois ajuda-o a tomar as decisões que realmente importam e pode deixá-lo mais inteligente.

Ter má memória para coisas banais pode indicar mais inteligência

© iStock

Vânia Marinho
22/06/2017 23:03 ‧ há 8 anos por Vânia Marinho

Lifestyle

Estudo

Um novo estudo sugere esquecer-se de coisas corriqueiras ou detalhes irrelevantes não só não é mau, como pode indicar que é mais inteligente.

De acordo com um grupo de investigadores da Universidade de Toronto, o objetivo da memória pode não ser transmitir informações precisas ao longo do tempo, mas, em vez disso, guardar apenas informações valiosas.

As descobertas indicam esquecer-se de coisas irrelevantes é tão importante como lembrar-se de como formamos e armazenamos memórias.

Citado pelo Daily Mail, Blake Richards, que liderou este estudo, destaca: “É importante que o nosso cérebro esqueça detalhes irrelevantes e em vez disso de foque em coisas que nos irão ajudar a tomar melhores decisões na vida real”.

Os pequenos esquecimentos, ou transitoriedade, deixam-nos adaptar a novas situações, uma vez largamos informação antiga. Além disso, ter memórias mais simples ajuda-nos a prever novas experiências.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10