Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

E se o mês em que nascemos indicar a saúde que vamos ter?

A ciência ainda não consegue prever o futuro, mas é capaz de dar sinais mais ou menos claro de como vamos viver.

E se o mês em que nascemos indicar a saúde que vamos ter?
Notícias ao Minuto

11:25 - 22/06/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Estudo

Prever a saúde que vamos ter daqui a uns anos é um desejo quase comum entre as pessoas. A ciência ainda não é capaz de ver o futuro 'nas cartas', mas a verdade é que existem cada vez mais mecanismos que prometem identificar precocemente possíveis indicadores de doenças futuras, tal como o sistema de inteligência artificial da IBM, o 'Dr.' Watson, o faz.

Depois da Universidade da Columbia, nos Estados Unidos, ter levantado o véu sobre a probabilidade da ciência ser capaz de prever a nossa saúde no futuro, a Universidade de Alicante, em Espanha, vai mais longe e publica um estudo em que revela como o mês em que uma pessoa nasce e outros fatores ambientais podem ajudar a prever a saúde que se vai ter no futuro, uma vez que esses mesmos fatores ambientais têm um impacto distinto consoante o período de gestação e os primeiros meses de vida do bebé.

Publicado na edição de junho da revista científica Medicina Clínica, o estudo citado pelo jornal El Confidencial analisou as possíveis diferenças entre a manifestação de determinadas doenças e a o mês em que as pessoas nascem, tendo, para tal, recorrido a 27 diferentes patologias clínicas e a mais de 30 mil pessoas.

Os resultados não só mostram como o mês de nascimento faz diferença, como também aponta o género da pessoa como um outro fator determinante. Contudo, há que salientar que as conclusões não podem ser tidas como iguais para todas as pessoas, devem, sim, ser entendidas como possíveis indicadores de algo, uma vez que o estilo de vida que se tem ao longo dos anos tem um papel determinante tanto na prevenção como no aparecimento de determinadas doenças.

De acordo com o El Confidencial, são estas as doenças que podem ser mais propensas nos seguintes meses de nascimento:

Janeiro: Os homens podem vir a sofrer de obstipação, úlcera no estômago e dor lombar, já as mulheres podem ser mais propensas a ter enxaquecas, enfartes ou sofrer mais com as consequências da menopausa.

Fevereiro: Os homens são mais propensos a problemas de tiroide, doenças do coração e osteoporose. As mulheres também podem sofrer de osteoporose, tiroide e ainda de trombose.

Março: As cataratas, as doenças cardiovasculares e a asma podem afetar mais os homens que nascem neste mês, e as mulheres podem sofrer mais de reumatismo, artrites e obstipação.

Abril: Para os homens, nascer neste mês pode ser sinónimo de asma, osteoporose e problemas de tiroide do futuro. A osteoporose também será um problema feminino, assim como a bronquite e os tumores.

Maio: Os homens que nascem em maio tendem a sofrer de depressão, diabetes e asma e as mulheres de alergias crónicas, osteoporose e prisão de ventre.

Junho: As doenças cardiovasculares, cataratas e bronquite crónica podem ser mais comuns nos homens, e a incontinência urinária, a artrite e o reumatismo nas mulheres.

Julho: Para os homens, nascer neste mês pode ser um sinónimo de artrites, asma e tumores, já nas mulheres pode causar dores cervicais e também asma e tumores.

Agosto: A asma, a osteoporose e os problemas de tiroide podem ser comuns em homens, por seu turno, a trombose, a artrite e o reumatismo podem afetar as mulheres.

Setembro: Os homens que nascem em agosto têm uma igual probabilidade de sofrer das mesmas patologias que os homens que nascem no mês anterior. No caso das mulheres, nascer neste mês pode indicar osteoporose no futuro, assim como problemas de tiroie e tumores malignos (cancro).

Outubro: Enxaquecas, osteoporose e problemas de tiroide podem ser comuns em homens, anemia, osteoporose e hipercolesterolemia (aumento de concentração de colesterol no sangue) nas mulheres.

Novembro: Os homens podem sofrer de problemas crónicos de pele, doenças de coração e ainda de distúrbios de tiroide, enquanto as mulheres podem padecer de obstipação trombose e varizes.

Dezembro: Cataratas, depressão e enfarte podem mais comuns em homens que nascem neste mês, e bronquite crónica, asma e trombose nas mulheres.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório