Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 26º

Dez alimentos que prometem deixá-lo saciado durante mais tempo

Aprenda a controlar a fome através da escolha acertada dos alimentos.

Dez alimentos que prometem deixá-lo saciado durante mais tempo
Notícias ao Minuto

08:36 - 22/06/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dieta

Uma alimentação saudável não é apenas aquela que se quer variada, equilibrada e colorida, é aquela que se quer frequente e, sobretudo, saciante.

Comer a cada duas ou três horas (em quantidades pequenas) é a melhor forma de manter o organismo protegido e o metabolismo a funcionar corretamente, contudo, tal apenas acontece quando a escolha dos alimentos é a mais acertada, pois de nada vale comer muitas vezes ao dia quando se opta por ingerir alimentos ricos em sódio, açúcar ou gorduras saturadas.

Apostar em alimentos que promovem a saciedade - por terem um pequeno impacto nos níveis de glicose no sangue, não causando picos e sensações súbitas de fome - é o caminho a seguir e o jornal espanhol El Confidencial listou aquelas que são as opções mais certeiras e, claro, saudáveis.

Comecemos pelas batatas assadas ou cozidas. Este tubérculo é visto com 'maus olhos' por muitas pessoas por ser rico em hidratos de carbono, mas a verdade é que estas duas formas de confeção ajudam a manter as vitaminas e a fibra da batata, dois fatores que contribuem direta e positivamente para os níveis de saciedade. Também dependentes do tipo de confeção, os ovos são um alimento igualmente saciante e saudável. Cozinhá-los em água ou pouca gordura é o ideal, pois assim permanecem todos os nutrientes.

Um outro alimentos que muitas vezes é erradamente evitado na alimentação é a banana, embora este seja um dos frutos mais saudáveis, nutritivos e saciantes de todos... e tudo à boleia dos bons níveis de fibra e potássio que possui.

Um dos 'meninos bonitos' da alimentação é o iogurte grego, mesmo aquele que tem um maior teor de gordura saturada. Embora seja importante consumir com moderação, este tipo de iogurte é um dos alimentos com melhor teor de proteínas e vitaminas, contribuindo diretamente para uma maior sensação de saciedade.

Um outro alimento que deve ser consumido com moderação mas que jamais deve ser evitado - salvo em casos de aconselhamento médico, como pode acontecer em pacientes com diabetes - é o figo, um dos frutos mais suculentos e ricos em fibra, o nutriente que mais promove a sensação de saciedade prolongada.

Detentora do estatuto de alimento com calorias negativas (uma vez que o organismo gasta mais energia a digerir do que aquela que foi obtida ao consumir), a maçã é também uma aliada na hora de procurar uma maior sensação de plenitude, pois é rica em pectina (um polissacarídeo que atua diretamente nos níveis de saciedade). E por falar em poucas calorias, também as framboesas contribuem para esta tarefa de evitar a fome constante. Este pequeno fruto é rico em vitaminas, água e fibra.

Por serem crocantes e 'enganadoras', as pipocas são um outro alimento apontado pelo El Confidencial. Quando confecionadas sem gordura, sal ou açúcar, as pipocas assumem-se como um dos melhores snacks e dos que mais satisfazem. Já as ervilhas satisfazem por terem muita fibra e muita proteína, um macronutriente que é fundamental para evitar os picos de fome e que é também encontrado em boas quantidades no atum enlatado.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório