Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Hoje é o Dia Internacional do Yoga e Lisboa vai ser o palco da 'festa'

Mais de mil praticantes de yoga reúnem-se em Lisboa no próximo domingo para assinalar o Dia Internacional do Yoga e apelar à paz e à defesa do planeta, defendendo o fim do uso dos plásticos.

Hoje é o Dia Internacional do Yoga e Lisboa vai ser o palco da 'festa'
Notícias ao Minuto

10:30 - 21/06/17 por Lusa

Lifestyle Eventos

As comemorações deste ano do Dia Internacional do Yoga, que se assinala hoje, têm como lema 'Sustentabilidade e Paz Mundial' e o seu ponto alto numa mega-aula de yoga, onde são esperados mais de mil praticantes de todo o país e de todas as idades.

O dia pretende invocar "o respeito pela vida e pela riqueza da diversidade étnica e cultural, a tolerância inter-religiosa, a sustentabilidade global justa, a ecologia e a salvaguarda dos ecossistemas, com o elevado objetivo de serem 24 horas sem derramamento de sangue em todo o planeta", segundo a Confederação Portuguesa do Yoga, organizadora da iniciativa, a par da embaixada da Índia, da Câmara de Lisboa e da Confederação Europeia do Yoga.

Esta é a primeira vez em que o Dia Internacional do Yoga - assim consagrado em 2014 pelas Nações Unidas - é celebrado após a proclamação do yoga como Património Imaterial da Humanidade, pela Unesco, em dezembro do ano passado.

A Confederação Portuguesa do Yoga -- que tem, em Portugal, 44 centros de yoga ('áshrama') - foi a impulsionadora destas decisões, propondo à Índia, berço do yoga, mas também a Portugal, que intercedessem junto da ONU nesse sentido.

"Durante muitos anos, pugnámos para que o yoga fosse mais visível, não só em Portugal, mas também na índia e no resto do mundo", disse à Lusa o presidente das confederações portuguesa e europeia, Jorge Veiga e Castro, recordando que Portugal foi o primeiro país do mundo a assinalar o Dia Internacional do Yoga, desde 2002.

Um dos objetivos da celebração desta data é a rejeição da guerra, que é "uma solução insana, é sempre fratricida, feita entre irmãos do mesmo planeta", considerou o responsável.

Por outro lado, pretendem promover a ecologia, rejeitando por completo o uso de plásticos.

"Os plásticos matam o planeta. Temos de voltar aos vidros, aos sacos artesanais, de papel ou de pano. A sustentabilidade é muito importante. Temos de usar produtos que entrem na cadeia biológica de reciclagem do planeta", defendeu Veiga e Castro.

No domingo, também a embaixadora da Índia em Lisboa, Nandini Singla -- ela própria praticante de yoga - participará no encontro nacional.

"O yoga não é só exercício físico, mas uma prática holística, que une mente, corpo e espírito. O yoga acredita que o ser humano é um todo, não é apenas o corpo", disse à Lusa a diplomata indiana.

A embaixadora sustenta que promover o yoga em Portugal é "um dos veículos que vai aproximar os povos" dos dois países.

Esta disciplina, sustentou, "só pode trazer coisas positivas para os portugueses: melhor saúde, melhor bem-estar, mais paz, mais calma e mais 'ananda' [palavra em hindi que significa felicidade extrema]".

O yoga "faz-nos sentir em união com o mundo, com as pessoas à volta, com o cosmos", disse Nandini Singla, comentando que o que se vê hoje na Europa é um "sentimento de alienação, a raiz de muitos dos problemas que as nossas sociedades estão a enfrentar nos dias de hoje".

Além disso, esta prática não é exclusiva de qualquer religião, sublinhou.

"Muitas vezes, as pessoas acreditam erradamente que o yoga tem a ver com o hinduísmo, mas pessoas de todas as religiões praticam yoga, porque tem a ver com paz, bem-estar e saúde", sustentou.

As comemorações do Dia Internacional do Yoga, que decorrem este ano pela primeira vez após a declaração desta prática como Património da Humanidade, arrancam hoje em Lisboa com uma sessão aberta na sede da comunidade hindu, ao final da tarde.

No sábado à tarde, decorrem palestras, com a participação de Miguel Claro, astrofotógrafo oficial da Reserva Dark Sky Alqueva, e de Marina Cortês, cosmóloga do Observatório de Edimburgo e vencedora do Buchalter Cosmology Prize, além de uma atuação do OMKÁRA - Coral Orquestra da Confederação Portuguesa do Yoga, no auditório da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa.

No domingo, são esperados mais de mil praticantes de yoga na pista de atletismo Professor Moniz Pereira, numa iniciativa em que participam também representantes de várias religiões.

Na sessão, que começa pelas 10h00, estão previstas intervenções da embaixadora Nandini Singla; do vereador do Desporto da Câmara Municipal de Lisboa, Jorge Máximo; do alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado; do presidente do Hindu Forum of Europe - Lakshmi Vyas; do vice-presidente da Comunidade Hindu de Portugal, Sunil Kumar, e do presidente da Confederação Portuguesa do Yoga, e ainda de responsáveis religiosos.

Além da aula, haverá ainda uma apresentação de 'bhaja', instrumento tradicional indiano, e do OMKÁRA, coral orquestra da confederação.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório