Porque é que subir escadas nos deixa sem fôlego (mesmo estando em forma)?

A culpa não é sua, o esforço que subir escadas exige põe mesmo qualquer um à prova.

Notícia

© iStock

Vânia Marinho
20/06/2017 18:33 ‧ 20/06/2017 por Vânia Marinho

Lifestyle

Curiosidades

Considera-se uma pessoa em forma. Até vai regularmente ao ginásio e consegue correr um par de quilómetros, mas ao fim de subir uns lanços de escadas e fica de rastos? Não se preocupe, não está sozinho. As escadas conseguem pôr toda a gente sem fôlego, mas porquê?

Cada degrau que sobe exige mais e diferentes músculos do que quando está a andar. Por isso quando passa de andar a subir escadas, há um forte gasto de energia que o pode deixar com dificuldade em respirar normalmente.

O treinador Joe Holder explicou à Time: “Está a introduzir uma nova variável muito rapidamente. Em menos de 10 segundos passa de um estado de repouso a um estado de atividade. Isto significa que vai estar num ambiente sem oxigénio, e depois tem de voltar ao normal; o seu corpo demora a acompanhar [esta mudança rápida]”.

A cada degrau que sobe está a combater a gravidade e a usar mais e mais os seus músculos, eles vão exigindo mais oxigénio e, por isso, é normal que fique sem fôlego. Como destaca o site Life Hacker, este é um tipo de atividade combinada que requer oxigénio e força, mas o nível de cansaço e o momento em que sente que já não pode mais vai depender da sua forma física.

Portanto, uns podem cansar-se mais rápido do que outros, mas subir escadas é sempre uma atividade de levar à exaustão. Treinar o seu corpo para subir mais degraus é a melhor forma de aumentar essa resistência.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas