Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Porque é que subir escadas nos deixa sem fôlego (mesmo estando em forma)?

A culpa não é sua, o esforço que subir escadas exige põe mesmo qualquer um à prova.

Porque é que subir escadas nos deixa sem fôlego (mesmo estando em forma)?
Notícias ao Minuto

18:33 - 20/06/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Curiosidades

Considera-se uma pessoa em forma. Até vai regularmente ao ginásio e consegue correr um par de quilómetros, mas ao fim de subir uns lanços de escadas e fica de rastos? Não se preocupe, não está sozinho. As escadas conseguem pôr toda a gente sem fôlego, mas porquê?

Cada degrau que sobe exige mais e diferentes músculos do que quando está a andar. Por isso quando passa de andar a subir escadas, há um forte gasto de energia que o pode deixar com dificuldade em respirar normalmente.

O treinador Joe Holder explicou à Time: “Está a introduzir uma nova variável muito rapidamente. Em menos de 10 segundos passa de um estado de repouso a um estado de atividade. Isto significa que vai estar num ambiente sem oxigénio, e depois tem de voltar ao normal; o seu corpo demora a acompanhar [esta mudança rápida]”.

A cada degrau que sobe está a combater a gravidade e a usar mais e mais os seus músculos, eles vão exigindo mais oxigénio e, por isso, é normal que fique sem fôlego. Como destaca o site Life Hacker, este é um tipo de atividade combinada que requer oxigénio e força, mas o nível de cansaço e o momento em que sente que já não pode mais vai depender da sua forma física.

Portanto, uns podem cansar-se mais rápido do que outros, mas subir escadas é sempre uma atividade de levar à exaustão. Treinar o seu corpo para subir mais degraus é a melhor forma de aumentar essa resistência.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório