Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Porque é que não gostamos a nossa voz quando a ouvimos gravada?

Até pode reconhecer a sua própria voz, mas quase de certeza que aquilo que ouve não lhe agrada.

Porque é que não gostamos a nossa voz quando a ouvimos gravada?
Notícias ao Minuto

15:22 - 20/06/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Curiosidades

Ouvimos a nossa própria voz diariamente e em nada soa estranho, contudo, quando ouvimos a nossa voz numa gravação ou filmagem a primeira reação é: 'este não sou eu a falar!!'. Se também não gosta de ouvir a sua própria voz quando está gravada, não se sinta sozinho, este é um fenómeno global com justificação científica.

Como explica a Time, quando ouvimos a voz de alguém, as ondas sonoras que saem da boca da pessoa atravessam o ar e entram nos ouvidos, fazendo vibrar a cavidade do tambor da orelha. Essas mesmas vibrações são transformadas pelo cérebro em som, construindo-se assim a voz de alguém aos nossos ouvidos.

Contudo, quando somos nós a falar não são apenas as cavidades do tambor da orelha que vibram, também as nossas cordas vocais e vias aéreas tremem, o que, diz a Time, faz com que a nossa voz 'em direto' (isto é, sem ser gravada) seja obtida através de duas fontes de som, uma que vem da boca até aos ouvidos, e outra interna (através das cordas vocais). Na prática, se falar agora em voz alta, o som que emite será o resultado de duas fontes de perceção, ao contrário do que acontece quando ouve alguém falar ou quando ouve a sua própria voz gravada.

E é nesta dualidade de ondas que está a razão pela qual a nossa voz nos soa de forma diferente quando é gravada, podendo mesmo ficar desagradável porque não é reconhecida pelo cérebro. Uma vez que a gravação não implica a vibração das cordas vocais, a nossa perceção da própria voz vem apenas da vibração que atravessa o ar e 'aterra' nas cavidades do tambor da orelha.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório