Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Esteja atento ao risco de insolação, conheça os sintomas

Não desvalorize, se não for tratada rápida e eficazmente a insolação pode pôr a sua vida em risco.

Esteja atento ao risco de insolação, conheça os sintomas
Notícias ao Minuto

17:08 - 19/06/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Carreira

As temperaturas estão muito altas e o risco de insolação é alto para todas as pessoas, especialmente quando se passa mais tempo ou sol ou em locais quentes onde não se consegue refrescar.  

A insolação ocorre quando alguém fica muito quente ou começa a perder água ou sal do corpo, o corpo deixa de conseguir arrefecer-se sozinho, fazendo com que a temperatura corporal aumente para níveis perigosamente altos – acima dos 40ºC.  

Como destaca o Express britânico, a insolação pode sobrecarregar o cérebro, os pulmões, o coração, o fígado e os rins, tornando-se assim uma situação que pode pôr a sua vida em risco. Por isso é muito importante que não desvalorize os sinais. 

Os especialistas destacam que a insolação pode ocorrer rapidamente, numa questão de horas, ou de forma gradual ao longo de várias horas ou até dias. Os sintomas incluem: Dor de cabeça; Tonturas e confusão; Perda de apetite e sentir-se doente; Transpiração excessiva e pele pálida e pegajosa; Dores nos braços, pernas e no estômago; Respiração e pulso acelerados; Temperatura corporal nos 37ºC ou mais; Sede intensa. 

Sendo que em casos mais graves os sintomas são: Pele seca e quente; não transpirar; temperatura corporal nos 40ºC ou acima. 

No caso  de notar estes sintomas em si ou noutra pessoa deve procurar um local fresco e remover toda a roupa desnecessária. A pessoa em insolação deve ser deitada com os pés levantados e beber muita água. A pele deve ainda ser arrefecida com água fria ou gelo. Se a pessoa não ficar melhor em 30 minutos deve chamar uma ambulância.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório