Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

IPO/Porto tem teste que define tratamento adequado do cancro colorretal

O Instituto Português de Oncologia do Porto (IPO-Porto) anunciou hoje que já disponibiliza a pesquisa de mutações tumorais através de uma simples amostra de sangue, permitindo aos doentes com cancro colorretal avançado ser "mais facilmente testados e monitorizados".

IPO/Porto tem teste que define tratamento adequado do cancro colorretal
Notícias ao Minuto

14:00 - 19/06/17 por Lusa

Lifestyle Carreira

"Trata-se de mais um passo na medicina personalizada que permitirá escolher o melhor tratamento nos doentes com cancro colorretal avançado de uma forma mais rápida, menos invasiva e muito sensível", sublinha o IPO-Porto, em nota de imprensa enviada à Lusa.

A instituição hospitalar esclarece que, "por exemplo, se o doente tiver sido inicialmente operado noutra instituição, ou apresente um diagnóstico de doença avançada, não é necessário recorrer a amostras do tumor".

"Cerca de 55% dos doentes com cancro colorretal metastático têm mutação nos genes KRAS ou NRAS e respondem de forma distinta aos tratamentos existentes, nomeadamente à terapia com anticorpos monoclonais que atacam especificamente o recetor do fator de crescimento epidérmico (EGFR). Deste modo, torna-se importante utilizar tecnologias de grande sensibilidade para detetar estas mutações", explica.

Este novo teste pode também ser usado para monitorizar a resposta do tumor ao tratamento.

"Com efeito, os tumores podem mudar com o tempo e com o tratamento prescrito, pelo que a possibilidade de realizar esta análise em amostras de sangue possibilita fazer uma avaliação ao longo do tempo, quer da resposta, quer do mecanismo de uma eventual resistência ao tratamento", sustenta o IPO.

Acrescenta que "este novo teste poderá desde já ser utilizado em doentes na decisão clínica, de usar ou não terapia anti-EGFR, uma vez que foi aprovada como teste de diagnóstico (marcação CE-IVD)" e o Serviço de Genética do IPO Porto foi certificado para realizar esta análise.

Ainda segundo o instituto, "este novo equipamento poderá ser usado em investigação de novas aplicações clínicas, nomeadamente para outros tipos de cancro".

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório