Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Andar de bicicleta em segurança? Eis os conselhos a seguir

Aproveite o bom tempo para pedalar... mas com segurança.

Andar de bicicleta em segurança? Eis os conselhos a seguir
Notícias ao Minuto

09:00 - 19/06/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Desporto

Andar de bicicleta é sempre uma opção a ter em conta em qualquer época do ano, mas as boas temperaturas do verão, aliadas às paisagens junto à praia, são um dos melhores motivos para pedalar ainda mais. Mas é preciso fazer com segurança.

Ao site do jornal espanhol El Mundo, os triatletas Alejandro Santamaría e Jaime Menéndez de Luarca e o ciclista Luis Pasamontes dão os melhores conselhos para se andar de bicicleta se forma divertida e segura. E o primeiro, como não poderia deixar de ser, diz respeito à visibilidade. Dizem os três atletas que quanto mais a pessoa vê a estrada, mais segura está. Contudo, quanto mais a pessoa é vista, mais segura também está, sendo, por isso, importante não vestir roupa preta e optar por cores mais 'berrantes' e até mesmo com partes refletoras (especialmente à noite ou quando o sol ainda não nasceu). Colocar uma luz na parte traseira da bicicleta também ajuda, assim como uma luz (branca) na parte da frente do veículo.

O capacete é fundamental e optar por pedalar em grupo é também uma excelente opção, pois faz com que os ciclistas sejam mais facilmente notados por quem anda na estrada.

Conhecer a zona por onde se pedala e respeitar o código de circulação é também importante, podendo responder a todas as dúvidas aqui. Como não poderia deixar de ser, dizem os atletas, uma outra regra para pedalar com segurança diz respeito à distância, que deve ser na ordem do metro e meio entre a bicicleta e o carro.

Não andar de bicicleta nas horas de ponta, optar por trajetos retos e sem obstáculos, estar atento a todo o meio envolvente (mas sem cair em distrações) e não usar auriculares enquanto se pedala são outras formas de zelar pela segurança.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório