Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Enxaqueca do gelado. Porque é que ficamos com o cérebro 'congelado'?

Quanto mais depressa se come o gelado, mais intensa é a sensação de 'gelo' na cabeça.

Enxaqueca do gelado. Porque é que ficamos com o cérebro 'congelado'?
Notícias ao Minuto

10:00 - 06/06/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Curiosidades

Uma colherada (ou lambidela) seguida de outra a uma velocidade cada vez maior até que parte do cérebro congela e todo o corpo parece que fica paralisado. Quem já não sofreu de uma 'enxaqueca de gelado'?

A sensação de congelação do cérebro é comum em qualquer idade e está fortemente associada à ingestão de alimentos e bebidas demasiado frios num curto espaço de tempo (segundos ou minutos) e que entram em choque com o calor do interior da boca.

Na prática, explica o site Medical News Today, esta sensação ocorre quando o frio toca e faz pressão no céu da boca de uma forma continuada. Esse estímulo frio faz com que os vasos sanguíneos da região fiquem mais estreitos e, com isso, a fluidez do sangue seja menor, contudo, o calor da boca volta a alargar esses mesmo vasos sanguíneos e são tais mudanças continuadas perto dos nervos sensíveis no palato que criam a sensação de congelamento do cérebro.

Esta dor de cabeça gulosa tem sido estudada pela ciência e um dos mais recentes estudos indica que a sensação de congelamento deve-se, sobretudo, ao aumento dramático e súbito do fluxo sanguíneo da artéria cerebral anterior do cérebro e que desencadeia a sensação de dor.

Diz a publicação que a 'enxaqueca do gelado' é semelhante à nevralgia do trigémio, uma condição caraterizada por uma dor aguda ou semelhante a um choque, contudo, é o estímulo ao frio o principal fator desencadeante desta dor de cabeça tão comum no verão.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório