Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Da proteção à cura. Estes são os alimentos mais poderosos

Já Hipócrates dizia: ‘Que o teu remédio seja o alimento e que o alimento seja o teu remédio”.

Da proteção à cura. Estes são os alimentos mais poderosos
Notícias ao Minuto

22:50 - 29/05/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

Para o bem e para o mal, a alimentação é o fator mais determinante para a saúde humana e animal. A escolha errada dos alimentos pode não só condicionar o bem-estar a curto prazo, como pode mesmo tirar anos de vida e fazer cair por terra toda e qualquer tentativa de qualidade de vida.

Contudo, quando são feitas as escolhas mais acertadas, a alimentação pode ser mesmo a maior aliada da saúde, tal como Hipócrates dizia: ‘Que o teu remédio seja o alimento e que o alimento seja o teu remédio”.

Embora a alimentação não faça milagres, existem alimentos que conseguem mesmo ter o poder de curar e de melhorar consideravelmente a saúde e o bem-estar num abrir e fechar de olhos. É o caso do café que, segundo o site Eat This, Not That!, é o melhor alimento para melhorar a performance mental e tudo à boleia dos antioxidantes que possui.

Para equilibrar os níveis de açúcar no sangue, não há nada como as framboesas, um pequeno fruto que é rico em antocianina, um componente que atua diretamente na insulina. E para melhorar a saúde da pele, o alimento que assume o maior poder é mesmo a cenoura, considerada como a verdadeira fonte de caratenoides, pigmento que protege a pele do cancro.

Se pensava que a cenoura era o melhor alimento para proteger a visão, devemos dizer-lhe que a vitória vai mesmo para o espinafre, um dos vegetais de folha verde com maior teor de luteína, componente capaz de prevenir a degeneração macular.

Por ser rico em ácidos gordos ómega 3, o salmão é o alimento mais indicado para cuidar da saúde do coração, enquanto o azeite é o melhor alimento para reduzir o colesterol e batata cozida a melhor opção para regular a pressão sanguínea, pois os níveis de potássio ficam favorecidos com este método de confeção.

O cancro da mama pode ser combatido com os cereais de grãos integrais, um alimento rico em fibra e nutrientes e que faz frente à gordura acumulada. E por falar em cancro, o chá verde e o chá branco são as melhores opções para prevenir a doença no cólon. Continuando no cancro, segundo a publicação é a toranja o alimento que melhor combate o cancro do pulmão.

Apesar do cálcio ser um dos nutrientes que mais favorece a saúde dos ossos, a vitamina B12 e a vitamina D são também outros componentes a ter em conta e, por isso mesmo, o camarão é um dos alimentos com maior poder, até porque são cruciais não só para promover a densidade óssea, como também para gerar novas células.

Para um cabelo mais forte nada como a carne de vaca (por ser rica em zinco) e para proteger a próstata somente o alho se assume como o verdadeiro protetor.

Diz o Eat This, Not That! que o melhor elixir anti-envelhecimento é mesmo o vinho tinto, mas apenas quando consumido com moderação.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório