Certamente ama o seu animal de estimação, mas se esse amor se traduz em guloseimas e em comida extra com alguma frequência, só estará a pôr a saúde do seu companheiro em risco.
Os animais gordinhos até podem fofos, mas não são saudáveis e vivem menos. Se o seu animal tem excesso de peso e o quer ajudar a recuperar a saúde e anos de vida, o site da Reader’s Digest diz que há algumas dicas que já se provou que funcionam e que deve testar.
1. Pare de lhe dar sobras da comida ou bocados da sua comida quando está à mesa. Além de o animal não precisar de mais comida além da ração recomendada pelo veterinário, há comidas que são seguras para nós que não são seguras para o cão ou o gato.
2. Fale com o veterinário e peça-lhe conselhos para ajudar o seu animal de estimação a alcançar o peso ideal de forma saudável.
3. Ponha o seu animal a fazer exercício físico. Em vez de levar o seu cão a andar 10 metros para fazer as necessidades, vá passear com ele e dê pelo menos a volta ao quarteirão cada vez que o levar à rua. Sempre que possível acrescente pelo menos uma meia hora de passeio ou corrida ao dia do seu cão, leve-o ao jardim ou à praia, por exemplo. No caso dos gatos que não saem de casa brinque todos os dias com eles com cordas com ratinhos na ponta que eles perseguirão com certeza, com bolas ou ratos de corda.
4. Troque os snacks calóricos por snacks vegetais. Procure nas lojas com comida para animais opções de snacks para o seu cão ou gato que sejam mais ‘light’. Ou então dê-lhes cenouras ou aipo.
5. Tenha atenção às doses. O veterinário pode ajudá-lo a perceber as calorias que o seu animal de estimação precisa de ingerir por dia para emagrecer, mas para conseguir respeitar isso é preciso que pese as doses que lhe dá.