Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Como fazer uma maquilhagem de verão em apenas cinco minutos

A rotina de beleza feita no verão requer alguns cuidados adicionais e não falamos apenas da proteção solar, que é fundamental nesta altura ano. A consultora de comunicação e imagem Rita Carvalho revelou ao Lifestyle ao Minuto tudo o que é preciso para um look cuidado e perfeito nesta estação do ano… e em apenas 5 minutos.

Como fazer uma maquilhagem de verão em apenas cinco minutos
Notícias ao Minuto

12:20 - 01/06/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Especialista

O verão não traz apenas a pele bronzeada com que sonhamos durante todo o ano. O calor daquela que é, para muitos, a estação mais aguardada provoca uma maior produção de suor (e uma consequente oleosidade) e deixa ainda a pele à mercê de uma maior exposição a pós e raios solares, dois fatores que podem desencadear algumas complicações cutâneas.

Mesmo com todas as condicionantes associadas às temperaturas mais elevadas, o uso de maquilhagem não deve ser desvalorizado, pelo contrário. A escolha acertada dos produtos a usar pode mesmo ser meio caminho andado para um verão com mais estilo e, claro, com uma pele mais cuidada e protegida… até mesmo quando o tempo é escasso.

Ao Lifestyle ao Minuto, a consultora de comunicação e imagem Rita Carvalho revela que “é importante encontrar soluções práticas e rápidas, que ajudem a uniformizar o tom de pele, a disfarçar as olheiras e marcas, bem como a conquistar um aspeto saudável e radioso em apenas poucos minutos”.

Para a também autora do blogue In Styleland e do livro ‘Imagem Profissional, Guia de Estilo’ [Casa das Letras], o segredo está em “saber escolher os produtos mais adequados” e, claro, em optar por “uma maquilhagem que seja mais suave”.

Notícias ao Minuto

E como a falta de tempo não é desculpa, a especialista em imagem profissional – que vai estar na Feira do Livro, em Lisboa, já no próximo dia 3 - revela os dez passos a ter em conta para fazer uma maquilhagem de verão em cinco minutos:

Passo 1. Hidratar e proteger a pele:

“Use um hidratante com Fator de Proteção Solar (FPS) UVA e UVB, que é essencial para proteger a pele. Prefira fórmulas mais leves e fluídas no verão”.

Passo 2. Uniformizar o tom do rosto:

“Aplique um BB Cream ou uma base leve ou sem óleo. Além de não obstruir os poros ou aumentar a produção de sebo na pele, os produtos ‘oil free’ evitam que esta fique muito brilhante ou oleosa, ao longo do dia, com a transpiração e o calor. Um bom truque é misturar o hidratante com a base e fazer o seu próprio BB Cream. Espalhe-o por todo o rosto com os dedos e de modo uniforme, obtendo uma cobertura suave. O BB Cream ou a base são ideais para cobrir as manchas e as imperfeições da pele, bem como iluminar o rosto. Mas atenção, pois deve aplicar uma base do seu tom de pele, de forma a não se notar a diferença do rosto para o pescoço e ficar com um ar artificial”.

Passo 3. Disfarçar as olheiras e manchas:

“Se tem olheiras, marcas ou manchas, deve aplicar um corretor ligeiramente mais claro, depois da base, de modo a disfarçar estas zonas mais escuras. As fórmulas mais líquidas são ideais para o verão”.

Passo 4. Matificar a pele:

“Aplique uma fina camada de pó translúcido no rosto, com um pincel específico, depois da base e do corretor, especialmente na ‘zona T’ (a região, da testa, nariz e queixo), que tende a ser mais oleosa. Assim, vai eliminar o brilho do rosto, proporcionando uma aparência mate, e prolongar a duração da maquilhagem”.

Passo 5. Contornar o rosto:

“Quem é que não gosta do efeito de pele ‘beijada pelo sol’? O pó bronzeador é excelente para dar aquela cor de verão, mesmo sem ter de ir à praia. Porém, não o use em todo o rosto, a não ser que já esteja bronzeada. Aplique o produto no contorno do rosto: início da testa, zona inferior das maçãs do rosto e nas partes laterais do nariz, ou seja, nas áreas proeminentes e que costumam ficar mais bronzeadas”.

Passo 6. Destacar as maçãs do rosto:

“No verão, evite usar blushes ou sombras cremosas, pois o produto tende a acumular-se nas linhas do rosto. Prefira produtos em pó e aplique o blush com um pincel específico nas maçãs do rosto, de modo a ficar com ar mais saudável. Em 2017, os blushes coloridos, em tons de pêssego, de rosa e de vinho (este último apenas para as peles mais bronzeadas ou escuras) são uma das tendências de maquilhagem. Um bom truque é usar o blush em pó também como sombra de olhos”.

Passo 7. Realçar os olhos:

“Se tem pouco tempo de manhã, basta usar uma máscara de pestanas para abrir o olhar. Mas se gosta de delinear os olhos, opte por aplicar uma sombra com um pincel estreito, junto à linha das pestanas, ou fazer um risco fino com um lápis de olhos. Opte por produtos à prova de água, de modo a evitar que os olhos fiquem borrados com a transpiração”.

Passo 8. Desenhar e fixar as sobrancelhas:

“A máscara de sobrancelhas é muito prática e fácil de aplicar. O gel fixa a sobrancelha e, se pretender preencher alguma falha, escolha uma fórmula com cor, o mais aproximada do seu tom”.

Passo 9. Proteger e dar cor aos lábios:

“O batom tem uma tripla função: hidrata, protege e dá cor. Hidrate os lábios com um batom com FPS e se desejar aplique um tom mais colorido, como o laranja, o coral e o vermelho, já que as cores frutadas são uma tendência desta estação. Para quem gosta dos tons nude, o bege, o rosa claro e o castanho, são sempre uma boa opção”.

Passo 10. Retocar a maquilhagem ao longo do dia:

“Para controlar o brilho e a oleosidade durante o dia, experimente usar os lenços matificantes, que removem o excesso de oleosidade da pele. Outra solução é vaporizar o rosto com água termal, que acalma e suaviza a pele, retocando depois a maquilhagem (na pele seca) com um pincel e pó compacto”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório