Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Como controlar os próprios sonhos em quatro passos

Parece uma tarefa impossível, mas a ciência prova que não é.

Como controlar os próprios sonhos em quatro passos
Notícias ao Minuto

10:00 - 25/05/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Ciência

Os últimos sonhos que tem tido são tudo menos agradáveis? Gostava mesmo de conseguir controlar o ‘tema’ da cada sonho ou de ter a plena noção de que está a sonhar quando está mesmo a sonhar? Temos boas notícias para si, aliás, a ciência tem boas notícias para si e dá ainda quatro conselhos cientificamente provados para conseguir controlar os próprios sonhos.

A Universidade de Harvard, por exemplo, sugere que pensar que se consegue controlar o sonho é meio caminho andado para o conseguir. Este poder da mente (ou capacidade de acreditar naquilo que se acha impossível) deve ser treinado e aumenta a possibilidade de ter um sonho mais lúcido, lê-se no site Pure Wow.

Ter a plena consciência de que se está a sonhar quando se está, de facto, a sonhar requer ainda a capacidade levar momentos do dia a dia para o sonho, isto é, sempre que possível, a pessoa deve tentar, por exemplo, desligar as luzes ou ler um SMS dentro do sonho, momentos que, à priori, não controlaria, mas que, com a poder da mente acima mencionado será capaz de conseguir.

Manter um diário sobre os sonhos pode ajudar a perceber se a pessoa conseguiu mesmo perceber se estava ou não a sonhar e a tentar criar um padrão de sonhos, que pode facilitar a tentativa de controlo, diz a publicação. Além disso, manter um diário sobre os sonhos facilita ainda a compreender a vida ‘acordada’, que muitas vezes interfere indiretamente com o sonho, seja à boleia do stress ou de algum tipo de preocupação, como explica o especialista em sono Jayne Gackenbach.

A boa qualidade do sono – em que se exclui a tendência de adiar o despertador em cada vez que toca – é também uma forma de conseguir controlar os sonhos, uma vez que um estudo levado a cabo por cientistas alemães e suecos, em 2012, defende que existe uma maior probabilidade de ter um sonho lúcido quando ainda se está na fase REM do sono, a fase do movimento rápido do olho.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório