Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Há um mineral que pode causar ganho de peso quando é ignorado

Tende a evitar o consumo de alimentos ricos em sódio? Se sim, tem aqui a resposta para os quilos a mais que não consegue perder.

Há um mineral que pode causar ganho de peso quando é ignorado
Notícias ao Minuto

08:40 - 25/05/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Médicos

O sódio foi, durante anos a fio, apontado como um dos minerais que mais pode prejudicar a saúde e até mesmo condicionar a boa forma física. Embora o consumo em excesso de alimentos ricos neste mineral não seja, de todo, aconselhado, a verdade é que ignorá-lo pode ser tão ou mais penoso para a saúde e bem-estar.

De acordo com o médico James DiNicolantonio, autor do livro ‘The Salt Fix’, o sódio é um dos micronutrientes mais importantes para o bom funcionamento do organismo e até mesmo do cérebro, uma vez que a privação deste mineral está associada à ativação mais célere do sistema de recompensa, que faz com que as pessoas queiram comer mais alimentos prazerosos, como é o caso dos doces e dos alimentos processados.

Na prática, diz o especialista num artigo assinado no site Mind Body Green, a privação de sódio nada mais faz do que enfraquecer o sistema imunitário e deixar a pessoa presa aos alimentos doces e refinados, ficando, por isso, predisposta a ganhar mais peso.

Além disso, continua, a carência de sódio consegue ainda interferir com a insulina, situação que tanto pode levar a uma resistência à insulina como fazer com que os níveis desta hormona elevem e, com isso, haja uma maior acumulação de gordura.

Para que não haja uma carência de sódio – e as respetivas consequências – o médico sugere os leitores a seguirem as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que defendem uma dieta dieta saudável, variada, equilibrada e que respeite a dose diária recomendada de sal por dia, que é de cerca de uma colher de chá (o equivalente a dois gramas de sódio).

Uma vez que a quantidade diária de sal varia entre as várias faixas etárias, nada como dar uma vista de olhos à recomendação da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre o consumo de sal.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório