Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Acha mesmo que tem de continuar a banir os hidratos de carbono?

Retirar os hidratos de carbono da alimentação é um dos hábitos mais comuns de quem quer perder peso, contudo, está longe de ser o mais correto.

Acha mesmo que tem de continuar a banir os hidratos de carbono?
Notícias ao Minuto

17:19 - 24/05/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Nutrição

Quantas vezes já reduziu ou até baniu por completo os hidratos de carbono da alimentação na tentativa de dizer adeus aos quilos extra? Possivelmente algumas. E quantas vezes resultou? Por certo, poucas.

Os hidratos de carbono são ainda vistos como o bicho-papão da alimentação, mas o seu consumo é fundamental para o bom funcionamento do organismo e para a boa saúde geral. Com o mesmo teor calórico por grama do que as proteínas, os hidratos de carbono são o verdadeiro combustível que o corpo humano precisa para ter mais energia e um sistema imunitário mais protegido, contudo, há que saber escolher as melhores opções.

Dar preferência aos hidratos de carbono complexos e conhecer os vários tipos de hidratos de carbono que existem é meio caminho andado para conseguir incluir este macronutriente na alimentação diária sem que os números da balança comecem a disparar. Frutas, cereais integrais, quinoa, leguminosas, pipocas (simples), batata-doce, aveia… não faltam alternativas saudáveis, saborosas e amigas da saúde e da boa forma física.

Além disso, e como destaca o site Eat This, Not That!, banir os hidratos de carbono não só priva o organismo de um nutriente que lhe é fundamental, como pode mesmo condicionar a saúde, uma vez que este hábito faz-se muitas vezes acompanhar por um consumo deficiente de calorias, por uma dieta demasiado restrita e pela escolha errada de alimentos que se rotulam como ‘light’ ou ‘low carb’, mas que na verdade estão repletos de açúcar.

Quando o objetivo é perder peso de forma saudável, nada como não ir em modas e procurar sempre o aconselhamento nutricional.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório