Os pés têm transpirado mais do que o suposto? Diga olá à hiperidrose

A transpiração excessiva pode afetar facilmente os pés quando as temperaturas sobem.

Notícia

© iStock

Daniela Costa Teixeira
24/05/2017 08:20 ‧ 24/05/2017 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle

Condições

Mesmo de uma forma mais ou menos tímida, as temperaturas altas começam a fazer-se sentir e com elas chegam também os momentos de maior transpiração. A testa fica molhada, as costas a pingar, as mãos ficam húmidas… e os pés completamente transpirados.

A transpiração excessiva dá-se pelo nome de hiperidrose, uma condição que pode agravar com a subida das temperaturas e, claro, com o uso de determinadas roupas e calçados. A genética pode ter também algo a dizer, especialmente quando o excesso de suor ocorre em períodos de pouco ou nenhum esforço ou em ambientes amenos.

Conta o site da revista norte-americana Women’s Health que a transpiração excessiva é uma condição hereditária e tende a afetar mais os jovens adultos. Trata-se de uma condição comum nos homens, embora possa também afetar de forma significativa o sexo feminino. Segundo a dermatologista S. Manjula Jegasothy, as pessoas que sofrem desta patologia tendem a apresentar os primeiros sintomas na infância, sendo o mau odor dos pés (chulé) um dos sinais mais comuns.

No que diz respeito à transpiração excessiva nos pés, e como já mencionamos acima, as temperaturas elevadas podem agravar ou até desencadear esta condição, especialmente se a pessoa usar um sapato fechado de má qualidade ou umas meias que não libertam a humidade.

Diz a médica Jacqueline M. Sutera que o uso de meias feitas com um tecido mais respirável, como o algodão, pode ajudar e que, sempre que “possível e apropriado, deve-se optar por tecidos respiráveis e materiais naturais com aberturas”. Os sapatos de lona são, segundo a especialista, uma boa alternativa, mas o mais importante é que não se use um calçado sintético e que absorva com facilidade o calor do chão.

Quando a transpiração dos pés se torna demasiado intensa e até mesmo desconfortável, deve-se procurar a ajuda de um médico ou dermatologista, pois apenas um diagnóstico especializado poderá levar ao tratamento mais adequado.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas