Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Infeção urinária: Causas, sintomas e tratamentos

Descubra como pode prevenir e tratar a reação infecciosa mais comum no corpo humano.

Infeção urinária: Causas, sintomas e tratamentos
Notícias ao Minuto

21:45 - 23/05/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Carreira

A infeção urinária é a reação infeciosa mais comum no corpo humano, sendo que é mais prevalente em mulheres entre os 20 e os 40 anos e em grávidas.

Isto deve-se ao facto de o canal da uretra ser mais curto nas mulheres – cinco centímetros, em comparação com os 22 cm do dos homens. Sendo que pode ser uma contaminação bacteriana baixa – afeta a bexiga – ou alta – ataca os rins.

O Dr. Paulo Olzon, especialista em doenças infeciosas e professor na Universidade Federal de São Paulo, falou com a revista brasileira Claudia sobre a infeção urinária e revelamos-lhe as principais coisas a reter:

A causa mais comum da infeção urinária (tanto baixa como alta) é uma bactéria que vive no intestino, a E. coli, que pode entrar em contacto com o trato urinário devido à má higiene desta zona quando se urina e defeca. Outra causa comum é o atrito entre o pénis e o canal vaginal durante as relações sexuais.

Devido ao tamanho da sua uretra, é muito raro os homens sofrerem de infeções urinárias, embora na idade avançada possam surgis associadas a problemas de próstata.

No caso da infeção urinária baixa (bexiga), o sintoma mais comum é sentir dor enquanto se urina, sendo que pode variar para dificuldade em urinar, sensação de bexiga cheia e micções frequentes.a alta (rins) provoca dores na região lombar, na zona dos rins, e febre.

Quanto aos tratamentos, a infeção urinária baixa pode ser tratada com um antibiótico de dose única ou de alguns dias. A infeção alta, ao nível da pélvis e dos rins, geralmente é tratada com antibióticos mais fortes que são tomados durante cerca de 10 dias.

Fazer uma higiene frequente desta área do corpo, evitar roupas muito justas e abafadas, bem como cuecas fio dental e o uso prolongado de pensos higiénicos e tampões, são bons métodos de prevenção. Urinar ou fazer a higiene íntima depois das relações sexuais também pode ajudar.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório