Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º

Por que deve pensar duas vezes antes de pedir limão na sua bebida

Uma rodela de limão pode dar sabor à água e a alguns refrigerantes, mas em alguns cafés quando pode uma rodela de limão na sua bebida pode estar a consumir mais do que deseja.

Por que deve pensar duas vezes antes de pedir limão na sua bebida
Notícias ao Minuto

17:57 - 22/05/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Estudo

Em alguns estabelecimentos, uma água ou refrigerante com uma rodela de limão pode trazer vários organismos indesejáveis.

Um estudo publicado no Journal of Environmental Health revelou que cerca de 70% dos limões servidos em estabelecimentos (cafés, restaurantes e bares) registaram um crescimento microbiano.

Para este estudo, como reporta o Huffington Post, os investigadores analisaram 76 limões de 21 restaurantes recolhidos durante 43 visitas. Sendo que as rodelas de limão foram recolhidas assim que a bebida (água ou refrigerante) era servida, ou seja, antes de se tocar ou beber.

Apesar de os investigadores não terem conseguido identificar a origem da contaminação, especulam que isto se pode acontecer devido às mãos sujas ou carne crua. Entre os microrganismos encontrados estavam E. coli, candida e bactérias dos sistemas digestivos e respiratórios.

Ainda que o limão seja conhecido pelas suas propriedades antimicrobianas, os investigadores apontam que vários microrganismos conseguirão sobreviver na casca do limão, contaminando assim as bebidas em que o limão é adicionado com casca. O mesmo não acontece com o sumo deste fruto.

Quanto aos riscos desta contaminação, os investigadores destacam que o nosso sistema imunitário é bastante bom, mas que há um pequeno risco de infeção no caso de estar com este sistema de proteção em baixo.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório