Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Simples gestos diários que o fazem comer mais

Acaba sempre por comer mais do que devia ou por petiscar quando não era suposto? Eis porque é que isso acontece.

Simples gestos diários que o fazem comer mais
Notícias ao Minuto

10:00 - 22/05/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Carreira

Seja por fome ou pela simples vontade de comer (algo a que podemos também dar o nome de gula), existem momentos do dia em que ingerimos mais alimentos do que o devido e por vezes sem se saber o porquê de tal.

Embora as hormonas tenham um papel determinante na capacidade de decifrar o tipo de fome ou a forma como esta vontade de comer surge, a verdade é que alguns momentos comuns do dia a dia podem também mesmo ter algo a dizer nesta questão. É o caso do hábito de cozinhar recorrendo a receitas de programas de televisão.

Um estudo da Universidade de Cornell sugere que as pessoas que seguem receitas que assistem em programas de televisão engordam em média 4 quilos quando comparadas com aquelas que simplesmente veem as receitas mas não as colocam em prática.

Comer em pratos grandes também é meio caminho andado para ingerir uma maior quantidade do que o suposto, assim como ter por perto alimentos em tons de laranja ou vermelho pode também fazer com que uma pessoa coma mais, diz um estudo levado a cabo pela psicóloga clínica Susan Alberts. Conta a revista Health que estes dois tons captam mais depressa a atenção das pessoas.

Como já lhe contámos aqui, não ter a cozinha ‘limpa’ de alimentos não saudáveis é outra forma de comer mais quando não é suposto. Ter alguns alimentos à disposição ou que estejam visíveis a olho nu faz com que a tentação seja maior. Aprenda a transformar a sua cozinha num espaço mais saudável.

E ter pessoas por perto a comer? Diz a revista que este é também um impulsionador para se comer mais, uma vez que as pessoas têm o dom (ou o defeito) de agir por imitação.

De acordo com Susan Alberts, o estado de espírito tem também algo a dizer, sendo comum as pessoas recorrerem a alimentos para compensar um mau dia.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório