Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Risco de cancro é maior em mulheres que não têm apenas o 'pneuzinho'

Ter gordura em todo o corpo é um dos fatores que mais pode interferir com o risco de cancro da mama no pós-menopausa.

Risco de cancro é maior em mulheres que não têm apenas o 'pneuzinho'
Notícias ao Minuto

09:20 - 22/05/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Estudo

As mulheres que têm excesso de massa gorda um pouco por todo o corpo correm um maior risco de serem diagnosticadas com cancro da mama quando comparadas com as que têm apenas o ‘pneuzinho’ na barriga. A conclusão é de um estudo apresentado este fim de semana no Porto aquando do Congresso Europeu de Obesidade.

Publicado também na revista Endocrine-Related Cancer, o estudo levado a cabo pelo Centro Médico da Universidade de Utrecht (Holanda) revela que o risco de marcadores de cancro da mama em mulheres pós-menopausa pode ser reduzido se os níveis de gordura total caírem, isto é, se a mulher perder uns quilos extra e conseguir manter um peso saudável.

Para o estudo, conta o Mirror, participaram 243 mulheres que foram desafiadas a perder entre cinco a seis quilos ao longo de 16 semanas. Durante esse período, os cientistas holandeses mediram os níveis de hormonas sexuais, a leptina (hormona produzida pelos adipócitos e que informa o cérebro sobre a quantidade de energia acumulada, ajudando a ter uma melhor perceção da saciedade) e ainda os marcadores inflamatórios (que promovem o aparecimento do cancro).

Passado o tempo estipulado para o teste, os investigadores voltaram a avaliar as mulheres e conseguiram notar uma redução dos níveis de marcadores inflamatórios naquelas que perderam peso, uma vez que as hormonas sexuais e a leptina também estabilizaram.

Conseguir um peso saudável, defendem os cientistas que desenvolveram o estudo, pode ainda ser um fator determinante para reduzir o risco de diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e ainda cancro colo-retal, doenças que estão tanto associadas à gordura visceral como aos elevados níveis de gordura geral.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório