Óleo de sementes de papoila pode restaurar fertilidade em certas mulheres

A técnica centenária que ajudava a detetar problemas de infertilidade poderá resolvê-los.

Notícia

© iStock

Vânia Marinho
19/05/2017 11:10 ‧ 19/05/2017 por Vânia Marinho

Lifestyle

Estudo

Uma técnica centenária que ajudava a detetar problemas de infertilidade em raio X, poderá, na verdade, recuperar a fertilidade de várias mulheres.

Segundo um estudo realizado pelo professor Bem Mol, a histerossalpingografia - um exame que serve para verificar a permeabilidade das trompas de falópio –, poderá ajudar a recuperar a fertilidade.

Entre 1917 e 1950 este exame, que consiste em encher as trompas de falópio para as analisar com contraste em raio X, era feito com óleo de sementes de papoila, mas agora esta substância foi substituida por outras à base de água e óleo.

No teste que fez com 1119 mulheres inférteis – numas foi injetada água nas trompas e noutras óleo de sementes de papoila - o professor da Universidade de Adelaide verificou que 40% das mulheres que receberam o óleo de sementes de papoila conseguiram engravidar de forma natural em seis meses, em comparação com 29% das que só receberam água nas trompas de falópio.

Como reporta o site New Scientist, este estudo destaca que o óleo de sementes de papoila pode ajudar a limpar qualquer muco ou bloqueios nas trompas de falópio, restaurando assim a fertilidade em várias mulheres cuja causa de infertilidade era esta.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas