Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Hábitos diários que podem deixar a sua conta bancária em sarilhos

Por muito que tente poupar dinheiro sente sempre que a sua conta bancária está cada vez mais vazia? Eis os erros que pode estar a cometer.

Hábitos diários que podem deixar a sua conta bancária em sarilhos
Notícias ao Minuto

19:30 - 17/05/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Rotina

Não se encaixa no perfil de pessoas cujo ordenado é ‘chapa ganha, chapa gasta’, mas a verdade é que poupar também não é consigo, mesmo que todos os meses tente colocar de lado algum dinheiro? Então está na hora de analisar os hábitos que podem estar a deixar a sua conta bancária em sarilhos.

De acordo com o site Bustle, existem alguns comportamentos roteiros e até mesmo (à primeira vista) inocentes que arruínam toda e qualquer tentativa de criar e manter um bom ‘pé-de-meia’. Sim, as compras por impulso são um dos fatores que mais pesam na conta bancária e que mais resultam em problemas financeiros, assim como o hábito de aproveitar os saldos, mesmo que isso implique comprar algo que não se precisa no momento mas que, numa eventualidade, poderá dar jeito.

Seja por impulso ou não, a compra compulsiva pode levar à aquisição de produtos que nem sempre são usados ou até mesmo servem. A não devolução dos itens é também um dos aspetos que pode pesar na conta bancária.

Mas pagar pela mensalidade do ginásio sem lá pôr os pés é um outro fator determinante para as dificuldades financeiras. E as contas são simples: uma mensalidade na ordem dos 30 euros representa um encargo anual de 360 euros.

Emprestar dinheiro a amigos até pode ser um gesto generoso, mas a verdade é que mais fácil do que emprestar é perder o controlo da situação, isto é, deixar de ter a noção do dinheiro até à data emprestado.

Mas para além de todo o consumismo, há um outro aspeto determinante para não conseguir juntar dinheiro: não ser capaz de reservar uma parte do salário todos os meses. Seja muito ou pouco, toda a poupança é bem-vinda e não ser capaz de o fazer é um dos sinais mais claros de que ou se está a viver acima das possibilidades ou se está a gastar dinheiro a mais.

Comprar café todas as manhãs mesmo tendo uma cafeteira ou máquina em casa é também um mau hábito para as finanças. Se cada café custar cerca de 60 cêntimos, ao final de um mês de trabalho (cerca de 22 dias úteis) temos um encargo de mais de 13 euros. E se a este hábito se juntarem os almoços feitos no restaurante todos os dias? Pois bem, um prato do dia de 5 euros pode resultar em menos 110 euros na conta ao final do mês.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório