Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Se ainda não se rendeu à aveia, tem aqui cinco bons motivos para fazê-lo

A aveia é um dos cereais mais nutritivos e versáteis. Se ainda não a inclui na alimentação, veja porque deve fazê-lo.

Se ainda não se rendeu à aveia, tem aqui cinco bons motivos para fazê-lo
Notícias ao Minuto

09:09 - 09/05/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Dicas

Proteína, fibra, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B3 e ácido fólico. Estes são os principais componentes da aveia, um dos cereais mais nutritivos, versáteis e adequados para os vários tipo de dieta.

Quando aliada a outros ingredientes – como os espinafres, a canela e as sementes de cânhamo -, a aveia pode dar origem a uma refeição bastante saudável e equilibrada, contudo, são necessários alguns cuidados para que o seu consumo não leve a um ganho de peso e, por consequência, a problemas de saúde como a obesidade ou a diabetes.

Mas como a moderação é a palavra de ordem, o consumo regular e equilibrado de aveia tem um impacto verdadeiramente positivo na saúde, estando diretamente associado a melhorias no sistema digestivo e ainda a uma regulação mais eficaz dos níveis de açúcar no sangue. Mas existem outros bons motivos para se render a este cereal e a revista Health lista seis. Ei-los:

1 – Coração mais saudável. Por conter beta-glucano (um tipo de fibra), a aveia é capaz de facilitar a redução dos níveis de colesterol, um dos fatores que mais promove a boa saúde cardiovascular.

2 – Mais saciedade. Os elevados níveis de fibra solúvel e insolúvel presentes na aveia fazem deste cereal um dos melhores ‘combustíveis’ para o organismo, uma vez que promove uma sensação de saciedade a longo prazo.

3 – Sistema digestivo mais eficaz. Mais uma vez, a fibra presente neste cereal assume-se como a protagonista do seu impacto positivo no organismo, sendo a responsável pelo bom funcionamento do sistema digestivo, o que, por si só, previne condições como a prisão de ventre.

4 – Oferece um vasto leque de nutrientes. Além de todos os micro e macronutrientes que mencionamos acima, a aveia possui ainda ácidos gordos ómega 3, um outro componente que favorece não só a saúde do coração, como também a memória. Além disso, traz benefícios ao sistema imunitário.

5 – Mantém a diabetes longe. Ao conseguir regular de forma eficaz os níveis de açúcar no sangue, o consumo regular de aveia mostra-se, assim, capaz de prevenir o aparecimento da diabetes tipo 2.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório