Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Dizer palavrões é feio... mas aumenta a força muscular e resistência

E se o segredo para pegar numa caixa bem pesada estiver num ou noutro palavrão?

Dizer palavrões é feio... mas aumenta a força muscular e resistência
Notícias ao Minuto

21:02 - 05/05/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Estudo

Dizer palavrões é feio, todos já o sabemos, mas dizer palavrões pode ser uma forma de termos mais força e até mesmo resistência. Não acredita?

Então pensemos em todas as vezes em que soltou uma ou outra palavra menos bonita num momento em que precisou de usar a força, seja para abrir um simples frasco de compota, para pegar numa caixa cheia de livros que já está mais do que desfeita ou para empurrar aquele móvel velho da sala que mais parece que não quer sair do sítio.

Pois bem, é possível que tenha dito um ou outro palavrão e que tenha conseguido fazer uso da própria força. Mas o que é que estes dois fatores têm a ver um com o outro? Segundo um estudo da Universidade de Keele têm tudo.

Na prática, os investigadores defendem que dizer palavrões aumenta a força muscular e a resistência nesse preciso momento, podendo mesmo ajudar a tolerar a dor. A conclusão – divulgada no encontro anual da Sociedade Britânica de Psicologia - surgiu depois de terem sido comparados dois grupos de pessoas, um em que diziam palavras menos bonitas em momentos de uso de força e outro em que eram usadas palavras mais neutras nas mesmas circunstâncias, lê-se no The Mirror.

Contudo, para que o palavrão seja eficaz é preciso que seja dito em voz alta (preferencialmente aos berros), uma vez que só assim é estimulado o sistema nervoso simpático, que faz com que o coração fique mais acelerado em momentos de perigo.

Se o objetivo for aliviar o stress, os palavrões também são uma boa aposta... especialmente se forem aliados à prática de yoga.

Costuma dizer palavrões com frequência? Temos boas notícias para si.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório