Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

OMS lança o apelo. "Salve vidas: Lave as mãos"

Celebra-se esta sexta-feira o Dia Mundial da Higiene das Mãos.

OMS lança o apelo. "Salve vidas: Lave as mãos"
Notícias ao Minuto

12:14 - 05/05/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Campanha

Lavar as mãos não é apenas um ato higiénico associado à boa educação e à aparência, lavar as mãos pode, na verdade, salvar vidas… as nossas e as dos outros. E é com este mote que a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou a campanha ‘Salve Vidas: Lave as Mãos’.

Para celebrar o Dia Mundial da Higiene das Mãos, que acontece hoje, o organismo faz o apelo para uma maior e mais frequente limpeza das mãos, um hábito de higiene capaz de fazer frente à resistência a antibióticos, um dos aspetos mais preocupantes da atualidade e que pode tirar a vida a milhões de pessoas a curto e médio prazo.

“Combata a resistência a antibióticos. Está nas suas mãos”, diz o organismo, que ainda este ano listou aquelas que são as 12 superbactérias resistentes a antibióticos e que podem fazer com que pequenas infeções voltem a matar.

Notícias ao Minuto

Embora a OMS queira que esta mensagem chegue ao maior número de pessoas possível, as atenções da campanha deste ano estão centradas nos profissionais de saúde, que lidam diretamente com o mais variado tipo de bactérias, germes e vírus.

Deste modo, o organismo criou aquele que é o plano de cinco passos para a limpeza das mãos e que inclui os seguintes momentos: lavar as mãos antes de tocar no paciente; lavar as mãos antes do procedimento de limpeza do paciente; lavar as mãos depois de uma possível exposição de fluídos do paciente; lavar as mãos depois de tocar no paciente e lavar as mãos de tocar em todos os objetos que estão em contacto com o paciente.

Mas como a limpeza das mãos deve ser uma preocupação global, o organismo já tinha, no ano passado, lançado uma campanha onde revelava como é que as mãos devem ser realmente lavadas de forma a que fiquem isentas de micro-organismos que possam colocar a saúde em risco. E são necessários apenas 20 segundos de cada vez.

Clique aqui para saber como se faz. E já agora, sabe como ficam as suas mãos se não as lavar?

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório