Procurar

Asma e desporto. Uma aliança que deve ser levada a sério

A ideia de que quem tem asma não deve praticar exercício físico é ainda recorrente, mas está na hora de mostrar que, afinal, se trata de uma aliança que deve ser levada a sério.

Asma e desporto. Uma aliança que deve ser levada a sério

© iStock

Daniela Costa Teixeira
02/05/2017 17:39 ‧ há 8 anos por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle

Iniciativa

Celebra-se esta terça-feira o Dia Mundial da Asma e não há melhor forma de falar sobre a doença do que acabar com uma das ideias mais erradas e comuns. Diz a sabedoria popular que as pessoas com asma não devem praticar exercício físico… mas esta ideia não poderia estar mais errada.

Embora cada caso seja um caso e a recomendação médica imperativa – visto que o exercício, especialmente ao ar livre, pode agravar a doença -, a prática de exercício físico pode ser, na verdade, bastante benéfica nos casos de asma.

De acordo com a Comissão de Trabalho de Alergologia Respiratória da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, “os doentes com asma podem e devem praticar desporto, seja na forma de aulas de educação física, desportos de lazer ou mesmo de alta competição”. A prática de exercício físico é, diz o organismo, “segura, desde que sejam seguidas algumas recomendações sobre a prevenção dos sintomas”.

A prática de exercício por parte dos asmáticos é também defendida pela Direção-Geral da Sáude que, numa publicação feita na sua página de Facebook, diz que "apesar da prática de atividade física poder desencadear a chamada asma de esforço, os asmáticos que têm o controlo da doença devem praticar atividade física para melhorar a capacidade cardiorrespiratória, contribuindo para uma melhor resposta aos episódios de crise".

De acordo com a DGS, "a atividade física melhora a tolerância ao esforço, reduz o desconforto respiratório e o broncospasmo, melhora o sono, contribui para a redução do uso de medicamentos, melhora a mecânica respiratória e previne complicações pulmonares. Os asmáticos beneficiam principalmente de atividades aeróbias, tais como a caminhada, a corrida ou o uso da bicicleta".

Apesar de se tratar de uma doença respiratória crónica, a asma é uma doença cuja origem continua a ser um incógnita, a cura ainda não existe e cujo diagnóstico requer exames específicos, como a espirometria, embora os sintomas como falta de ar, dor no peito ou cansaço possam ser também determinantes para a deteção da doença.

Para mostrar a importância do exercício no tratamento da asma, a Comissão de Trabalho de Alergologia Respiratória da Sociedade Portuguesa de Pneumologia lança a campanha ‘Corra Com Asma’, um evento que tem “como objetivos esclarecer sobre a doença e alertar para os seus principais sintomas e impacto na qualidade de vida, salientar a importância do diagnóstico precoce e do controlo adequado, e lembrar que, se for bem controlada, a asma não representa uma limitação na vida diária”, lê-se num comunicado enviado às redações e que dá conta de um evento a realizar-se junto ao MEO Arena já próximo dia 7 de maio pelas 9h30, onde irá acontecer uma corrida ou caminhada de quatro quilómetros, seguida de uma aula de zumba e yoga.

As inscrições para esta iniciativa são gratuitas, bastando apenas um registo via e-mail.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10