Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Quanto tempo é necessário para fazer o que tem de fazer na sanita?

Que a ciência estuda tudo e mais alguma coisa, já não restam dúvidas, contudo, não consegue parar de nos surpreender, seja pelas conclusões ou pelos temas escolhidos.

Quanto tempo é necessário para fazer o que tem de fazer na sanita?
Notícias ao Minuto

09:00 - 02/05/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Estudo

Ir à casa de banho para defecar é um dos momentos mais íntimos e privados do ser humano. Embora seja uma atividade fisiológica rotineira e que não requer grande ciência, muitas pessoas optam por aproveitar este momento a sós para ler ou até para jogar no smartphone, acabando por tornar a ida à casa de banho mais prolongada.

Mas, e se lhe dissermos que são necessários apenas 12 segundos para se defecar corretamente?

Pois bem, que a ciência estuda tudo e mais alguma coisa e mesmo assim não consegue parar de nos surpreender, seja pelas conclusões ou pelos temas escolhidos.

Esta ideia dos 12 segundos é prova disso e assume-se como a conclusão de um recente estudo do Instituto de Tecnologia da Georgia, nos Estados Unidos, que comparou a forma como 34 espécies de mamíferos (de vários tamanhos e cujos pesos variavam entre os quatro quilos e as quatro toneladas) expulsam os excrementos.

Conta o site Science of Us que o estudo, publicado na revista Soft Matter, determinou que os mamíferos de tamanho médio – onde se incluem os humanos – demoram apenas 12 segundos a defecar e que a pressão feita pelo ser humano é idêntica à de um rato, variando, claro a quantidade de fezes expulsas. Contudo, o tipo de fezes e o tempo que levam a ser expulsas pode variar dentro da mesma espécie de mamífero, uma vez que o tipo de alimentação é também determinante.

Mas, porque é que o ato de defecar é assim tão rápido? De acordo com a mentora do estudo, a engenheira Patricia Yang, os mamíferos tendem a demorar poucos segundos a defecar pelo simples facto de o cheiro das fezes conseguir atrair os predadores, colocando-os em perigo.

Para o caso do Homem, o perigo não é uma questão e, por isso, a tendência é que passe cada vez mais tempo na sanita. Contudo, é de evitar passar demasiado tempo sentado na sanita e por dois motivos bastante distintos: o risco de hemorroidas e o risco de contágio por germes e bactérias.

E já agora: Sentar ou não na sanita? Eis a questão. Veja a resposta aqui.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório