Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Cansado mas não quer café? Estes cinco alimentos podem ajudar

A cafeína é sagrada para muitos. Para quem não é, há alimentos que podem ajudar a combater a fadiga.

Cansado mas não quer café? Estes cinco alimentos podem ajudar
Notícias ao Minuto

19:05 - 29/04/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Alimentos

O bocejo já está à espreita e o dia ainda está longe de acabar?

Uma chávena de café seria a solução para muito boa gente. Mas para quem não é apreciador, ou para quem já bebeu demasiado café por hoje, há alternativas valiosas – e sem cafeína.

O site Food Matters realça cinco alimentos em particular que podem dar uma ajuda, no que a energia diz respeito, na ausência do café. Fique com a lista.

Bananas

A banana é uma óptima substituta de snacks para quem está habituado a praticar exercício físico. Além de as vitaminas A, B e C serem alguns dos nutrientes presentes na banana, este fruto tão simples conta ainda com açúcares naturais, que fazem com que seja uma fonte de energia para o organismo.

Cacau

O cacau não tem cafeína mas tem outra substância, a teobromina, que pode ajudar a estimular de forma diferente da do café. O cacau, além do mais, é rico em antioxidantes, minerais, ferro, potássio, entre outros minerais, o que faz com que sejam uma ajuda, mesmo em termos cardiovasculares.

Ginseng

As propriedades do ginseng são cada vez mais conhecidas e não será acaso que seja ingrediente na composição de diversas bebidas energéticas. Há diferentes variedades desta planta e os seus efeitos na memória, por exemplo, já eram elogiados. Mas estudos mais recentes mostram resultados positivos no que ao combate a fadiga diz respeito, como aconteceu com um estudo desenvolvido pela Mayo Clinic.

Sementes de chia

Habituadas a figurar nas listas de ‘superalimentos’ as sementes de chia são já usadas há milhares de anos. Os aztecas, por exemplo, eram apreciadores, ao ponto de as oferecerem a deuses. Com valor proteico, estas sementes são também uma ajuda ao organismo na reposição de energia.

Sumo de beterraba

Um autêntico sumo de vitalidade, o sumo de beterraba é cada vez mais estudado e há entre atletas adeptos e com razão: afinal de contas, não só pode ajudar a tornar o exercício físico menos extenuante, como ajuda na recuperação física.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório