Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Factos curiosos sobre o sistema imunitário que possivelmente não conhece

O sistema imunitário o escudo protetor da saúde. Fique a saber mais.

Factos curiosos sobre o sistema imunitário que possivelmente não conhece
Notícias ao Minuto

06:50 - 01/05/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Corpo

O sistema imunitário é um conjunto de estruturas e processos biológicos, que incluem células, tecidos e órgãos, que tem como função a proteção do organismo, deixando-o capaz de combater contra todo o tipo de agressores e, assim, promover a boa saúde.

Ter um sistema imunitário forte é sinónimo de saúde a todos os níveis. Este ‘escudo protetor’ , quando intacto, consegue prevenir e curar alguns tipos de doenças ou problemas de saúde.

Como lhe contámos aqui, existem fatores que interferem diretamente com o sistema imunitário, que está ‘ligado’ as intestinos e que pode, na verdade, ser o segredo para a cura do cancro. Mas há mais a conhecer sobre este conjunto de defesa pessoal.

De acordo com o Huffington Post, eis cinco curiosidades sobre o sistema imunitário:

1 – O sistema imunitário consegue reinventar-se dia após dia, ou seja, é sempre capaz de fazer frente a novos agentes agressores, como germes, bactérias, vírus ou parasitas. A imunidade é construída todos os dias, salvo em casos de doenças ou síndromes auto-imunes.

2 – O sistema imunitário depende fica a ganhar com a glândula timo… mas esta atinge o seu auge apenas durante a puberdade, altura em que é mais capaz de combater as bactérias e vírus. Depois da adolescência, a glândula timo encolhe e, aos poucos, torna-se num depósito de tecido adiposo;

3 – Lavar as mãos é uma das formas mais eficazes de proteger o sistema imunitário, uma vez que previne a propagação de doenças que surgem facilmente com o contacto repetido e continuado com germes;

4 – Estilo de vida saudável é determinante para o sistema imunitário, estando a boa qualidade do sono, a alimentação equilibrada, o exercício físico e a meditação entre os fatores que mais contribuem para um escudo protetor mais eficaz.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório