Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Águas com sabores podem ser um 'veneno' para os dentes

Para quem não gosta de beber a água no seu estado mais puro, as versões com sabores são a alternativa mais comum… mas não deviam.

Águas com sabores podem ser um 'veneno' para os dentes
Notícias ao Minuto

07:30 - 30/04/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Carreira

Com ou sem gás e com ou sem cor, as águas com sabor são uma escolha recorrente entre as pessoas que não apreciam a água no seu estado mais natural.

Embora estas versões até possam conter alguns nutrientes adicionais, a verdade é que grande parte destas águas com sabor (que são comercializadas em grandes superfícies) é feita com citrinos ou outras frutas ácidas, algo que, apesar de dar um sabor agradável, causa uma erosão significativa dos dentes, uma vez que promove a dissolução gradual do esmalte.

A longo prazo, explica o médico Edmond R. Hewlett ao The Washington Post, o consumo regular destas bebidas “pode afetar a integridade estrutural dos dentes, tornando-os hipersensíveis a temperatura”. Mas não só, o risco de cáries é também elevado.

Para que este tipo de bebida não seja um verdadeiro ‘veneno’ para os dentes, há que ter uma especial atenção ao seu pH, sendo que tudo o que for abaixo de 4 é de evitar, pois quanto menor for o pH da bebida, maior é o risco que porta para os dentes. O ideal é que esteja entre os 6 e os 8, destaca a publicação.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório