Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Tudo o que pode acontecer quando rói as unhas

Tem o nome de onicofagia e é mais comum do que pensa. Falamos do hábito de roer as unhas.

Tudo o que pode acontecer quando rói as unhas
Notícias ao Minuto

08:30 - 27/04/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Carreira

Roer as unhas é um hábito comum e, à primeira vista, inofensivo. Embora a questão estética seja aquela que mais salta à vista, a verdade é que a onicofagia (termo técnico) pode trazer consequências bem mais severas do que as unhas mal tratadas.

Além de poder ser um sinal claro de ansiedade ou stress, o hábito de roer as unhas pode afetar a saúde de várias formas distintas, umas mais graves do que outras, mas todas elas com impacto direto na saúde, bem-estar e qualidade de vida das pessoas.

Sim, as consequências são várias.

Como destaca o site da revista Prevention, uma das consequências mais recorrentes do hábito de roer as unhas é a infeção, muitas vezes agressiva e bastante dolorosa, já que a zona afetada fica mais sensível e desprotegida por falta de unha.

A infeção associada à unha roída deve-se, em grande parte, à quantidade elevada de bactérias que estão presentes na boca e que facilmente passam para o dedo em ferida, diz o médico Adam Friedman. Mas se a infeção é comum, também a inflamação o é e muito por culpa do poder da saliva, que é capaz de corroer a pele e não permitir que a ferida cicatrize e a unha cresça. Esclarece o médico que a unha pode deixar de crescer quando não se consegue perder o hábito de roer as unhas ou quando este 'vício' surge ainda em criança e passa para a vida adulta.

A elevada quantidade de bactérias presentes nos dedos e a frequência com que estes são levados à boca faz também com que o hábito de roer as unhas seja penoso para a saúde em geral, podendo dar origem à propagação de vírus no estômago.

De acordo com o especialista, o constante contacto dos dedos com o rosto e, novamente, com a boca – facilitando a propagação de bactérias e germes – pode ainda promover o crescimento de verrugas no rosto e no pescoço, sendo esta consequência mais notória quando a pessoa já tem este problema cutâneo.

Quando nem o herpes labial trava o mau hábito de roer as unhas, é possível que a pessoa fique com este vírus nos dedos, uma condição que pode ainda resultar em episódios de febre, dor ou infeção nos dedos.

Por fim, mas não menos comum e grave, destaca o médico é a probabilidade de ficar com problemas nos dentes quando o hábito de roer as unhas é duradouro. Os dentes podem ficar tortos, fraturados ou dar-se ainda problemas nas gengivas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório