Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Como estimular as crianças a comer bem?

Há crianças que possuem o paladar habituado a doces e outras guloseimas e qualquer alimento diferente disso não é bem aceite.

Como estimular as crianças a comer bem?
Notícias ao Minuto

21:07 - 23/04/17 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Nutrição

Desenvolver o paladar das crianças pode ser considerado um desafio para grande parte dos pais e/ou responsáveis, que referem que têm dificuldades em introduzir na alimentação dos mais novos alimentos como legumes, verduras e frutas.

De acordo com médico Dr. Barakat, que é diretor do Instituto Dr. Barakat de Medicina Integrativa, durante a infância as crianças baseiam-se não só no que os pais dizem, mas também nas suas atitudes. Assim, se vêem os adultos a não ingerem determinados alimentos e a consumirem produtos como refrigerantes durante as refeições, dificilmente vão aceitar comidas “de verdade”.

Há crianças que possuem o paladar habituado a doces e outras guloseimas e qualquer alimento diferente não é bem aceite. “Cada docinho dado é um passo a mais para desenvolver doenças como obesidade infantil, diabetes, hipertensão, entre outras, ao longo da vida”.

Para muitos pais e responsáveis, comer com qualidade mesmo fora de casa já faz parte da rotina, mas há aqueles que estão a começar a dar um novo sentido à relação que têm com os alimentos e, consequentemente, introduzem estes novos valores às suas crianças de forma gradual.

A estratégia, conforme sugere o Dr. Barakat, é incluir a criança no processo de escolha dos alimentos e não simplesmente “colocar a comida no prato e fazê-los comer”.

“Temos de procurar meios de conectar a criança a estes valores, numa linguagem que elas entendam, assimilem e levem na mochila, aonde elas forem”, diz o médico.

A recomendação é: comece a trocar os alimentos que eles já estavam acostumados a consumir, por opções saudáveis. Uma boa tática é começar pela lancheira. Prefira lanches naturais e troque os biscoitos por frutas; os refrigerantes por bisnagas de sumo de fruta e o pão branco por pão integral. E ao invés de barrar o pão com doce de avelãs ou chocolate, dê-lhes patés de frango ou atum. 

Pequenas mudanças podem fazer toda a diferença.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório