Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Mindfulness é benéfico para as mulheres, mas nem tanto para os homens

Estudo sugere que esta técnica não foi feita para as emoções dos homens.

Mindfulness é benéfico para as mulheres, mas nem tanto para os homens
Notícias ao Minuto

11:36 - 21/04/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Estudo

A técnica de meditação mindfulness (ou atenção plena) ensina as pessoas a concentrar-se nas suas sensações e emoções presentes. Mas será igualmente benéfica para mulheres e homens?

Um estudo realizado pela Brown University avisa que não e conclui, depois de analisar um curso de 12 semanas de mindfulness com homens e mulheres, que esta técnica está desenhada para atender apenas às emoções femininas estereotipadas.

Apesar de vários estudos sugerirem que esta prática pode ajudar a combater a depressão, a fadiga, algumas doenças físicas e melhorar a postura, o estudo alerta que ninguém testou como é que estes efeitos podem ser diferentes nos homens e nas mulheres.

O estudo concluiu que com as aulas de mindfulness as mulheres sentiam uma mudança significativa no seu estado emocional, mas os homens só notavam mudanças mínimas.

Como reporta o Daily Mail, o mindfulness como o conhecemos hoje é ideal para as mulheres, que estereotipicamente matutam nas coisas. A prática ensina-as largar o passado e o futuro, e focar-se no agora.

Uma vez que, tipicamente, os homens já são mais focados no presente, as aulas de mindfulness foram consideradas pelos investigadores algo relativamente fútil.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório