Mindfulness é benéfico para as mulheres, mas nem tanto para os homens

Estudo sugere que esta técnica não foi feita para as emoções dos homens.

Notícia

© iStock

Vânia Marinho
21/04/2017 11:36 ‧ 21/04/2017 por Vânia Marinho

Lifestyle

Estudo

A técnica de meditação mindfulness (ou atenção plena) ensina as pessoas a concentrar-se nas suas sensações e emoções presentes. Mas será igualmente benéfica para mulheres e homens?

Um estudo realizado pela Brown University avisa que não e conclui, depois de analisar um curso de 12 semanas de mindfulness com homens e mulheres, que esta técnica está desenhada para atender apenas às emoções femininas estereotipadas.

Apesar de vários estudos sugerirem que esta prática pode ajudar a combater a depressão, a fadiga, algumas doenças físicas e melhorar a postura, o estudo alerta que ninguém testou como é que estes efeitos podem ser diferentes nos homens e nas mulheres.

O estudo concluiu que com as aulas de mindfulness as mulheres sentiam uma mudança significativa no seu estado emocional, mas os homens só notavam mudanças mínimas.

Como reporta o Daily Mail, o mindfulness como o conhecemos hoje é ideal para as mulheres, que estereotipicamente matutam nas coisas. A prática ensina-as largar o passado e o futuro, e focar-se no agora.

Uma vez que, tipicamente, os homens já são mais focados no presente, as aulas de mindfulness foram consideradas pelos investigadores algo relativamente fútil.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas