Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Satisfação sexual está associada à satisfação no relacionamento

A satisfação sexual está associada à satisfação no relacionamento, defende Erick Janseen, especialista doutorado em Psicologia e que participa hoje no seminário internacional "Investigação sobre Sexualidade Humana" na Universidade do Porto.

Satisfação sexual está associada à satisfação no relacionamento
Notícias ao Minuto

07:31 - 21/04/17 por Lusa

Lifestyle Erick Janseen

Em entrevista à Lusa, via correio eletrónico, Erick Janssen, doutorado em Psicologia pela Universidade de Amesterdão (Holanda) e professor do Institute for Family and Sexuality Studies da Universidade Católica de Leuven (Bélgica), avançou que depois de duas décadas de investigação se pode concluir que "a satisfação sexual está associada à satisfação no relacionamento".

Apesar da associação que se estabelece entre os dois conceitos - satisfação sexual e satisfação no relacionamento -, o especialista holandês refere que o conhecimento sobre como os aspetos sexuais têm um impacto positivo, ou negativo, num relacionamento é "ainda limitado".

"Nos últimos anos, assistimos a um crescente interesse, tanto de sexólogos, como de especialistas em relacionamentos, nos processos sexuais didáticos e na respetiva relevância, para explicar a ligação entre satisfação sexual e a satisfação no relacionamento", conta o psicólogo que vai hoje apresentar novas descobertas sobre sexualidade em relacionamentos próximos.

O especialista revelou ainda que "a investigação sobre o papel das diferenças individuais e da semelhança do casal (por exemplo, no apego e resposta sexual) nas interações e padrões de comunicação entre o casal e nas motivações sexuais também vão ser discutidos".

Os estudos mostram que a facilidade com que alguém se excita sexualmente, ou como alguém é facilmente inibido, vaticina o funcionamento e a satisfação sexual, especialmente nas mulheres, revelou o especialista.

Erick Janssen encerra hoje o seminário internacional 'Investigação sobre Sexualidade Humana' com a conferência 'New diretions in the study of sex and relationships' (Novas direções no estudo do sexo e dos relacionamentos, em português), marcada para as 18h, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Erik Janssen editou recentemente a obra de referência 'Psychophysiology of Sex' (Psicologia do sexo, em português), e recebeu vários prémios científicos, destacando-se os galardões Hugo Beigel Research Awards para melhor artigo publicado no Journal of Sex Research em 2000 e 2002.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório