Sim, 'comemos' mesmo com os olhos e isso deve-se à nossa evolução

Cientistas descobriram a origem do fenómeno de ‘comer com os olhos’ ou ficar de água na boca ao ver uma comida apetitosa.

© iStock
Lifestyle Estudo

Alguma se perguntou porque é que fica com água na boca ao ver um snack apetitoso? Um grupo de cientistas descobriu que este fenómeno de ‘comer com os olhos’ está encastrado no cérebro e profundamente ligado à evolução.

PUB

Os investigadores destacam que no futuro, depois de se perceber muito bem a origem o funcionamento deste fenómeno, será possível alterar este comportamento para ajudar as pessoas com distúrbios alimentares.

Os investigadores do Instituto Nacional de Genética do Japão, que fica perto do monte Fuji, dizem que usamos a visão para reconhecer a comida. Ainda não se sabia como é que o cérebro recebia a informação visual relativa à comida, mas este estudo provou que os neurónios no hipotálamo respondem e há até neurónios que que são verdadeiros ‘detetores’ de comida.

Segundo reporta o Daily Mail, os investigadores explicam que este mecanismo é benéfico em termos evolutivos, pois é este mecanismo de ficar com fome ao ver comida ou uma presa que mantém os animais e humanos vivos quando são bebés. Isto cria uma motivação para comer nos animais bebés que de outra forma não perceberiam o que deviam comer.

COMENTÁRIOS REGRAS DE CONDUTA DOS COMENTÁRIOS

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias Ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser