Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Sim, 'comemos' mesmo com os olhos e isso deve-se à nossa evolução

Cientistas descobriram a origem do fenómeno de ‘comer com os olhos’ ou ficar de água na boca ao ver uma comida apetitosa.

Sim, 'comemos' mesmo com os olhos e isso deve-se à nossa evolução
Notícias ao Minuto

23:40 - 20/04/17 por Vânia Marinho

Lifestyle Estudo

Alguma se perguntou porque é que fica com água na boca ao ver um snack apetitoso? Um grupo de cientistas descobriu que este fenómeno de ‘comer com os olhos’ está encastrado no cérebro e profundamente ligado à evolução.

Os investigadores destacam que no futuro, depois de se perceber muito bem a origem o funcionamento deste fenómeno, será possível alterar este comportamento para ajudar as pessoas com distúrbios alimentares.

Os investigadores do Instituto Nacional de Genética do Japão, que fica perto do monte Fuji, dizem que usamos a visão para reconhecer a comida. Ainda não se sabia como é que o cérebro recebia a informação visual relativa à comida, mas este estudo provou que os neurónios no hipotálamo respondem e há até neurónios que que são verdadeiros ‘detetores’ de comida.

Segundo reporta o Daily Mail, os investigadores explicam que este mecanismo é benéfico em termos evolutivos, pois é este mecanismo de ficar com fome ao ver comida ou uma presa que mantém os animais e humanos vivos quando são bebés. Isto cria uma motivação para comer nos animais bebés que de outra forma não perceberiam o que deviam comer.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório