E que tal começar a pedalar até ao trabalho? A saúde agradece

Estudo da Universidade de Glasgow apresenta mais bons motivos para deixar o carro em casa.

© iStock
Lifestyle Estudo

Trocar o carro e até o autocarro por uma bicicleta pode até não ser uma decisão fácil de tomar, mas é uma das apostas mais certeiras para a saúde. A garantia é dada no mais recente estudo da Universidade de Glasgow, que aumenta o leque de bons motivos para se começar a pedalar diariamente.

PUB

Depois de analisarem os veículos usados no percurso casa-trabalho e trabalho-cada de 264,337 participantes, os investigadores conseguiram concluir que pedalar é uma das opções mais benéficas para a saúde, podendo reduzir o risco de cancro em 45% e o risco de problemas cardiovasculares em 46%.

Como destaca o The Independent, apesar de caminhar ser também benéfico para a saúde, é no hábito de andar de bicicleta que está o ganho. O risco de morte prematura, diz o estudo publicado na revista British Medical Journal, cai 41% entre as pessoas que pedalam, quando comparadas com aquelas que recorrem aos transportes para ir para o trabalho e regressar a casa.

Em 2014, um estudo da Universidade de East Anglia, no Reino Unido, revelou que as pessoas que trocaram a condução ou os transportes públicos por caminhadas ou ‘pedaladas’ passaram a apresentar melhores índices de concentração.

No ano passado, a Universidade de Aveiro lançou o desafio por cá. Pegue na bicicleta e comece a pedalar.

COMENTÁRIOS REGRAS DE CONDUTA DOS COMENTÁRIOS

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias Ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser